Prosseguem obras da ponte no Canal da Fábio Franco

07/11/2008 16:28:40 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé já concluiu as obras de instalação e de concretagem da ponte pré-moldada sobre o canal da Fábio Franco e prossegue as obras no local para a liberação do trânsito na passagem de nível entre a rua Conde de Araruama, no Centro, e a Avenida Amaral Peixoto, no bairro Miramar, que será autorizada pela Macaé Trânsito e Transportes (Mactran), na próxima semana, tão logo as obras sejam concluídas.

Na nova ponte, que teve como objetivo alargar o canal e aumentar a vazão de água, foram instaladas 14 placas pré-moldadas de cimento e aço, além de mais duas placas pré-moldadas na lateral esquerda, totalizando 16 placas de cimento e aço no local. Com a concretagem da ponte e conclusão da calçada do lado direito, a prefeitura inicia a construção da passarela, do outro lado. As obras vêm sofrendo pequeno atraso, por conta das fortes chuvas que caem na cidade.

No local, funciona uma bomba de sucção, para retirada de água do canal para a construção da base da passarela. Com as chuvas e a subida da maré, essas obras não puderam ser realizadas nesta sexta-feira (7), mas as obras continuam no local. Após a passarela, será iniciada a aterragem das laterais e o asfaltamento do trecho, ligando a ponte às ruas, para que o trânsito no local seja liberado.

A empresa projetista e executora da ponte, a Lab Engenharia, informou que a empresa já começou a construir as placas pré-moldadas que serão instaladas na outra ponte sobre o canal, a localizada nas proximidades da Comunidade da Linha, nos Cajueiros. Segundo a Lab Engenharia, até o final de dezembro, essa outra ponte já deverá estar concluída. A secretaria executiva de Obras (Semob) informa que as obras nas outras duas passagens de nível (a situada próximo ao ABC e a localizada na subida do Morro de Santana) serão realizadas no início de 2009.

A ponte sobre o Canal da Fábio Franco está incluída na primeira etapa do Programa Água Limpa, da prefeitura de Macaé. As obras do Água Limpa são realizadas pelas empresas do consórcio CBPO/Zadar, vencedoras da licitação, sob a supervisão da secretaria de Obras (Semob).

Os bairros da região do Sol y Mar e Riviera, os mais atingidos pelos alagamentos, são os primeiros a receberem as ações do Água Limpa. A prefeitura de Macaé vai investir nessas obras, que têm previsão de estarem concluídas em quatro anos, R$ 277 milhões. Na primeira fase, a prefeitura investe R$ 40 milhões.

O Programa Água Limpa prevê o fim dos alagamentos, a expansão do saneamento básico de Macaé, maior oferta de água à cidade, em parceria com o governo do Estado, através da Nova Cedae, e também a expansão da rede de esgoto. Fazem parte das ações do Água Limpa a instalação de 15 bombas de drenagem, construção de 183 mil metros de redes de esgoto, sete mil metros de rede de águas pluviais de concreto armado, 15 estações elevatórias e linhas de recalque, além de obras de pavimentação, com 115 mil metros quadrados de asfalto e 41 mil metros quadrados de paralelos. Ao todo, a obra vai utilizar 33,5 mil metros cúbicos de concreto.