Prosseguem obras de reforma nas em escolas municipais

12/03/2009 15:02:43 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Kaná Manhães

A Creche Escola Municipalizada Imboassica, está sendo a primeira a receber reforma este ano

A prefeitura de Macaé está realizando obras em 20 unidades escolares da rede pública e uma delas tem sido exemplo de união e solidariedade. Entre as escolas mais atingidas pelas chuvas, a Creche Escola Municipalizada Imboassica, está sendo a primeira a receber reforma este ano. Com as obras, alunos e professores foram transferidos provisoriamente para a Escola Dolores Garcia, no Mirante da Lagoa.

O transporte está sendo feito pela prefeitura. O ônibus pega as crianças na porta da Escola Imboassica e ao final do período deixa no mesmo local. A ação mobilizou pais, comunidade, alunos, professores, diretores e as equipes de execução da obra em uma grande rede em pela reforma.

Para a diretora da Escola Imboassica, Lucimar de Souza a obra é uma conquista.

- Estamos muito satisfeitos. A cada dia, com cada nova obra feita aqui, estamos vendo nosso sonho se realizar. A aceitação dos pais e alunos quanto à transferência temporária para a Escola Dolores Garcia foi positiva. Toda mudança é algo diferente, mas aqui, todos estão unidos na esperança de ter uma escola de qualidade e com uma estrutura adequada. Por isso não existes transtornos, tudo tem sido feito com boa vontade, disse a diretora.

Maria de Souza Rangel tem uma filha que cursa o ensino fundamental na escola e disse estar ansiosa com o resultado final das obras. “Aqui não é só uma escola. É um espaço onde nossos filhos desenvolveram um carinho especial. Toda escola é uma continuação de nossa casa, e aqui temos isso. Não vejo à hora de ver esta escola pronta”, comentou.

A diretora da escola Dolores Garcia, Lilian Ribas, que recebeu os alunos de Imboassica, disse que a adaptação foi mais que surpreendente. “Não houve alteração em nossa rotina e tudo tem transcorrido normalmente. Eles são amáveis e educados. Esta semana, começaremos a receber também os alunos da creche. Estamos satisfeitos dentro de nossas possibilidades e esperamos que tudo dê certo”, avaliou.

A secretaria de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, afirmou que o ensino de Macaé, passará por mudanças que terão como objetivo a melhoria da educação. “A Creche Escola Imboassica, é o ponto de partida para a mudança que vamos promover na rede de ensino. O prefeito Riverton Mussi e eu assumimos esse desafio e contamos com a ajuda de todos os pais, alunos e professores”.

Em fevereiro, a prefeitura iniciou as obras emergenciais de 13 unidades escolares da rede municipal de ensino. Desde a sexta-feira de carnaval, um dia após a publicação em Diário Oficial, estão em execução as obras de cinco escolas. Esta semana, foram foi iniciada outras oito escolas. “Considerando as sete escolas que já estavam em obras, ao todo são 20 unidades recebendo o investimento em infra-estrutura”, explicou a arquiteta da secretaria de educação, Cláudia Coquito.

A iniciativa do prefeito Riverton Mussi tem como objetivo colocar todas as 113 instituições escolares da prefeitura em condições ideais de espaço físico e logístico para atender todos os alunos.

As 13 escolas que estão recebendo as obras são: Creche Escola Municipal Imboassica, Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, Escola Municipal Professora Maria de Oliveira Araújo Franco, Creche Escola Municipal Visconde de Araújo, Jardim de Infância Áttila de Aguiar Maltez Júnior, Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon, Escola Municipal Pré-Escolar Parque Aeroporto, Creche Escola Municipalizada Nossa Senhora da Conceição, Colégio Municipal José Calil Filho, Colégio Municipal Engenho da Praia, Escola Municipal Ormy Moura Marinho, Colégio Municipal Pedro Adami e Jardim de Infância Anna Benedita da Silva Santos.

As outras sete que estavam em obras são: Escola Municipal Dolores Garcia Rodrigues, no Mirante da Lagoa; Escola Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, na Costa do Sol; Colégio Municipal dos Pescadores, na Barra; Colégio Municipal Professor Samuel Brust, Escola Nova Pré escolar no Aeroporto e Escola Nova na antiga Ford.