Prosseguem obras do Estádio Cláudio Moacyr

05/11/2008 15:30:59 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

As obras de reforma do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé, continuam, com montagem das arquibancadas no lado norte (Beira-rio, ou lado esquerdo de quem entra no campo) e estaqueamento das fundações, no lado sul. O estádio recebe duas novas arquibancadas, com capacidade para cinco mil torcedores em cada. O estádio também receberá a construção de área para rádio e tevê, vestiários, lojas para comerciantes locais, além de área de lazer com playground e quadra poliesportiva.

Com as reformas, a prefeitura atende exigências técnicas para que o estádio possa disputar jogos importantes, como o Campeonato Carioca, que começa em janeiro. As chuvas que caem no município vêm causando atraso nas obras, mas mesmo assim o trabalho continua.
O projeto original de reforma do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo sofreu mudanças, para atender a NBR-9050, norma que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. As modificações vão beneficiar portadores de necessidades. Outro projeto elaborado dentro da reforma atenderá à construção de uma escola sob as arquibancadas do setor norte.
- Essa escola vai atender crianças de dois a 10 anos de idade. Contará com dez salas de aula e todas as estruturas necessárias para dar suporte à unidade. A licitação para iniciar a construção da escola acontecerá depois de concluídas as obras no estádio, disse o secretário de Obras, Tadeu Campos.
De acordo com o secretário, na primeira fase das obras, a prefeitura tem como objetivo aproveitar a área da frente do estádio como área de lazer. Esse espaço, futuramente, atenderá à escola. O secretário colocou que a reforma atende às exigências do Estatuto do Torcedor, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).

Na parte de baixo das arquibancadas do setor sul, ficarão as áreas destinadas aos vestiários para os jogadores e os bares para atender aos torcedores. O setor próximo à Amaral Peixoto, terá lojas de comerciantes locais. Já as cabines de rádio e televisão ficarão no setor norte, junto com a escola. As obras das arquibancadas no setor norte e parte das obras do setor sul devem estar concluídas em dezembro, um mês antes da estréia do Macaé Esporte no Campeonato Carioca.
De acordo com informações da empresa Indústria de Concreto São Paulo (Incospol) responsável pela construção e montagem das arquibancadas, o estádio receberá um lance de arquibancada pré-moldada no setor norte, com capacidade para cinco mil pessoas. Ela terá 20 metros de largura por 126 de comprimento. As arquibancadas do setor sul serão nos mesmos moldes. As arquibancadas pré-moldadas estão sendo fixadas em quatro pilares, dois menores, um médio e outro maior, com 16 metros de altura. Elas são colocadas no lugar com o apoio de guindastes com capacidade para 30 toneladas. No setor norte, serão 21 arquibancadas, com 18 degraus cada.

Além da arquibancada pré-moldada com capacidade para cinco mil torcedores de cada lado, está prevista a colocação de dois lances de metálicas atrás dos gols, para que o estádio tenha a capacidade para receber 14 mil pessoas. Outro benefício será a instalação de refletores para os jogos noturnos.