Provinha Brasil começa nesta quarta-feira

25/11/2009 10:13:42 - Jornalista: Joice Trindade

A partir desta quarta-feira (25), começa a ser aplicada em cerca de 50 unidades da rede municipal de Macaé a Provinha Brasil. A avaliação se estende até sexta-feira (27). A Provinha Brasil tem o objetivo de verificar a aprendizagem de alunos do segundo ano de escolaridade de leitura e escrita, habilidades e competências que devem ser adquiridas na alfabetização.

A expectativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é obter a média 4, numa escala até 5, tendo como parâmetro os bons resultados do processo ensino-aprendizagem da rede municipal. Este ano, a escola Municipal Lions recebeu o prêmio Sesi por estar entre as 40 melhores unidades educacionais do estado do Rio de Janeiro.

Segundo a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, com a Provinha Brasil gestores públicos e professores têm a possibilidade de obter informações sobre o nível de alfabetização dos alunos logo no começo do processo de aprendizagem. “Isso permite intervenções para corrigir possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita”, salientou.

Este será o segundo momento de avaliação. A primeira etapa ocorreu em março, possibilitando uma intervenção da Educação. Esta segunda fase verificará se as práticas pedagógicas adotadas foram eficazes. Para o subsecretário de Ensino Fundamental, Sol Gray Tavares, a provinha destaca a leitura e escrita, que são apontadas como referências do currículo escolar.

- Diante da avaliação poderemos identificar os problemas das crianças na alfabetização, auxiliar os professores a definirem estratégias pedagógicas para superá-los, apoiar a prática docente e oferecer subsídios para os profissionais da Educação”, disse. A Provinha Brasil será aplicada pelos próprios professores nos turnos da manhã e da tarde.

Provinha - Segundo o Ministério da Educação (MEC), 35 mil alunos do país irão participar da Provinha, que avalia a qualidade do ensino nas séries iniciais das escolas públicas. O exame compõe um quadro comparativo dos avanços dos alunos ao longo do ano letivo.

A prova, impressa e entregue pelo MEC, é composta por 24 questões de múltipla escolha. Parte delas é lida pelo próprio aluno, enquanto outras são lidas pelo professor, que é também o responsável pela correção.

Criada em 2008, a Provinha Brasil não tem fins classificatórios, mas o de fornecer à escola resultados que auxiliem na gestão do ensino. Seu nome é uma referência à Prova Brasil, também realizada pelo MEC, que avalia a qualidade do ensino nos 5º e 9º anos de escolaridade.