PSF promove curso de Multiplicadores do Controle da Dengue no Sana

06/05/2008 15:47:07 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

Com objetivo de capacitar profissionais de Saúde e pessoas da comunidade para atuarem como multiplicadores no Controle da Dengue, o programa Saúde da Família (PSF), da secretaria especial de Saúde (Semusa), junto com a secretaria executiva de Meio Ambiente e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizam na quarta-feira (7), capacitação para os multiplicadores. O evento acontece no auditório do Macaé Facilita do Sana, a partir das 8h.

A ação faz parte do Plano de Contingência da doença. De acordo com a coordenadoria do PSF, o curso será destinado aos agentes comunitários e todos interessados da comunidade. ”Durante o curso, serão repassados os conceitos morfológicos do inseto, como eles se reproduzem e todas as suas fases. Além disso, vamos ensinar aos agentes do CCZ como devem abordar os moradores e passar as orientações necessárias para eliminar o foco”, disse a gerente técnica e veterinária do CCZ, Cristina Pereira, explicando o CCZ vai ensinar a população do Sana como lidar com animais peçonhentos e caramujos africanos.

- Um dos cuidados que pode ajudar no combate ao Aedes aegypti é evitar água parada em latas, embalagens plásticas, pneus e vasos de plantas. Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite e muita fraqueza - disse o coordenador do PSF e enfermeiro, Edílson Simões.

Para combater o mosquito Aedes aegypti, o CCZ vem desenvolvendo várias ações em parceria com a equipe de Educação em Saúde e o Programa Saúde da Família (PSF). A equipe de agentes de endemias realiza visitas domiciliares por ciclo (40 dias), fazendo a identificação e a eliminação dos criadouros e das larvas com a utilização de larvicida biológico.

O CCZ possui uma equipe que atua em pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos, empresas de ônibus e cemitérios, além de realizar ações de conscientização e orientação da população. Atualmente, existem 350 pontos estratégicos.

O centro dispõe de um exército de 163 agentes de endemia, carro UBV (fumacê), máquina profog, equipamentos de aerosystem (pulverização domiciliar) e máquina pulverizadora de bueiros. Além disso, a população conta com o serviço do Disque Dengue (22) 2762-0175, para solicitações, denúncias ou outras informações.