PSF recebe reforço de 20 novos agentes

01/04/2009 12:09:19 - Jornalista: Francisco Barbosa - estagiário

O Programa Saúde da Família (PSF), da secretaria de Saúde de Macaé, ganhará reforço de mais 20 novos agentes comunitários. Os agentes foram selecionados por meio de processo seletivo e estão em treinamento para atuar nos bairros Morro de São Jorge, Aroeira, Nova Holanda, Nova Esperança, Engenho da Praia e no distrito de Glicério.

Os novos agentes foram escolhidos no início do último mês e atuarão nos bairros onde moram. O curso tem duração de uma semana e já na próxima terça-feira (7) se iniciam os trabalhos, sob a supervisão dos profissionais de saúde do PSF.

- O objetivo deste treinamento é capacitá-los para que haja uma identificação rápida dos fatores de risco para o surgimento e o agravo de doenças dentro da comunidade, levando a uma intervenção mais rápida e eficaz”, ressaltou Irmã Kovacs, responsável pelo curso.

Para Nathália dos Santos, moradora do bairro Aroeira que está em treinamento, as expectativas são enormes. “Essa é uma grande oportunidade. Estou aprendendo bastante e quero utilizar esse conhecimento em benefício do meu bairro”, disse.

Segundo a coordenação do programa, já estão previstos também cursos de reciclagem para as 29 equipes do PSF que atuam no município, assim também como novas seleções, de acordo com as necessidades de cada comunidade.

Agentes - As equipes de agentes comunitários de saúde são integradas por moradores do local, que monitoram, cada uma, em média, a saúde de 150 famílias desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio de processos educativos em saúde, privilegiando o acesso às ações e serviços de informação e promoção social e de proteção e desenvolvimento da cidadania, no âmbito social e da saúde.

As equipes de saúde da família têm a função de identificar os problemas de saúde da população, fazer o acompanhamento de gestantes e recém-nascidos, monitorando seu crescimento e desenvolvimento, identificando e controlando o tratamento de doentes agudos e crônicos (hipertensos, diabéticos, asmáticos, cancerosos, doentes mentais), entre outros, além do encaminhamento e acompanhamento de doentes para cuidados secundários e terciários.