Público aproveita feriado municipal para ir a Expo Macaé

29/07/2008 19:52:13 - Jornalista: Catarina Brust

Muitas famílias aproveitaram o feriado de 29 de julho, dia em que Macaé completa 195 anos de emancipação político-administrativa, para visitar a 29º Exposição Agropecuária , Industrial e Turística de Macaé. A Expo 2008 começou nesta segunda-feira (28) e vai até domingo (3 de agosto) no Parque de Exposições Latiff Mussi. Parque de Diversões, Fazendinha com diversos animais, Pavilhão da Agro-Indústria Familiar, exposição de bovinos, concurso leiteiro e praça de alimentação são algumas das atrações do parque. Os portões abrem diariamente às 10h com entrada franca.

Segundo a presidente da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca de Macaé (Agrape), Mariana Machado, o público tem muitas opções de lazer. “Este ano temos a fazendinha com mini animais, como jegue e aves exóticas para as crianças. Temos ainda o concurso leiteiro, com 30 animais. Na parte de trás do parque estão localizados os pavilhões de exposição dos bovinos e do Concurso Leiteiro. Teremos também a partir de quinta-feira (31), o Rodeio Tony Nascimento com inúmeras atrações e a II Copa Quarto de Milha”, explica.

No setor de exposição de animais, carneiros da Raça Santa Inês dividem o espaço com bovinos da raça Tabapuã e cavalos. Na quinta-feira (31), começa o Rodeio da Companhia Tony Nascimento, que vai até domingo, sempre a partir das 21h. Ao todo, são 35 cavalos e 50 touros. Entre os touros, estão o Rede Globo, Projak e Zabu, que participam de festas de peão em todo o país. Nos cavalos, os destaques são a égua Abandonada, e os cavalos Bradock, Guassu-Virá e Zubumafu.

Concurso leiteiro – A competição começa nesta quinta-feira (31) às 8h com a ordenha esgota, que é a retirada de todo o leite do úbere da vaca, para zerar a quantidade de leite e após 12h começam as ordenhas, às 20h. Ao todo, serão seis ordenhas até domingo (3). A previsão é que 23 animais participem do concurso nas categorias novilha, até 25 quilos, até 35 quilos e livre. O resultado será divulgado no domingo por volta das 10h.

Zeca das Pipas – Outra atração da Expo 2008 para as crianças é aprender com o seu Zeca das Pipas como se faz uma pipa. Seu Zeca atende o público infantil com muita paciência das 14h às 18h, logo na entrada do Parque de Exposições à direita. Dos mais variados tamanhos e estilos, estampadas com desenhos, as pipas de seu Zeca já são famosas mundo afora. “Acabei de voltar da Europa onde fiquei por 45 dias, viajei pela Itália e França fazendo oficinas de pipas. Desde criança gosto de pipas e em 1970 tornei-me um profissional”, explica Zeca, 68 anos.

O melhor é que depois de ensinar às crianças a confeccionar uma pipa, as crianças podem levar para casa. Os dias mais propícios para “empinar um papagaio” são regados a sol e vento forte.

Pavilhão Agro-Industrial Familiar – Com várias barracas o pavilhão têm muitas opções para quem quer levar uma lembrança da Expo ou fazer um lanche. Diversas barracas de artesanato enchem os olhos dos visitantes da Expo Macaé, com trabalhos dos mais variados tipos: tecido reciclado transforma-se numa bolsa bonita e útil, jornal velho vira um cesto para enfeitar a sala, e com o biscuit as artesãs enfeitam caixas e vidros para guardar qualquer coisa. A maioria das artesãs que hoje expõem no Parque de Exposição participou dos cursos promovidos pela secretaria dos Direitos da Mulher e a partir daí, passaram a ter mais uma renda.