Qualidade de vida no trabalho: Café com RH da UFF promove rodas de conversa online

15/04/2024 14:12:00 - Jornalista: Renatta Viana

O evento será no próximo dia 22

O Grupo de Pesquisa Gestão com Pessoas com Subjetividade na área de Petróleo e Gás (GPSPG), que faz parte do Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão: Pessoas, Subjetividade, Organizações e Trabalho (LAPEEX-PSOT), do Departamento de Administração da UFF em Macaé, desenvolve, através do Projeto de extensão "Café com RH virtual", rodas de conversa com intuito de promover ações em prol da melhoria da qualidade de vida no trabalho em Macaé.

Na próxima segunda-feira (22) haverá a Roda de Conversa com o tema "A Saúde Mental no Trabalho virou Commodity (Mercadoria)?", de 17h às 18h30, pela Plataforma Zoom, através de link disponibilizado aos inscritos pelo site.

Participarão do debate os convidados Bruno Chapadeiro, Claudia Osorio e Izabela Taveira; além dos facilitadores Eliana Barboza e Viviane Paz.

Será discutido sobre como a saúde mental no trabalho está sendo tratada e praticada no mercado empresarial, através da Campanha "Abril verde", criada para lembrar da importância dos investimentos na área de saúde e segurança no trabalho.

De acordo com o GPSPG, na pauta a ser discutida, a saúde mental não deveria ser considerada apenas como mais uma mercadoria ou produto qualquer, portanto, a reflexão acerca das práticas adaptacionistas e instrumentalistas tão comuns no mercado. "Vamos propor investimentos biopsicossociais e organizacionais preventivistas sustentáveis tendo como referência diferentes abordagens metodológicas e teóricas".

Já no dia 1º de maio, o Café com RH apresentará uma roda de conversa internacional de Lançamento do mais novo livro do Projeto sobre "Trabalho Decente" - Decent Work Worldwide: Universal Values, Diverse Expressions. Haverá uma reflexão crítica sobre a abordagem global a respeito do trabalho decente e suas especificidades locais, a partir da perspectiva de autores de diversos países.

As inscrições podem ser feitas pelo link. O evento será totalmente online e terá tradução consecutiva, das 18h às 20h.

Sobre o Projeto de extensão Café com RH
O Café com RH é um projeto de extensão universitária que faz parte do LAPEEX - PSOT. Este laboratório articula as atividades do Café com RH com as do GPSPG registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ e com as atividades do Núcleo de Estudos sobre o Trabalho, Ensino, Pesquisa e Extensão – NEST, que se retroalimentam no laboratório.

Como missão, a promoção de qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho, por meio do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Trabalho Decente (Decent Work – DW) – ODS 8 da OIT / ONU de modo a incentivar a nova Economia do Bem Comum (Economy for the Common Good – ECG).