Quarta Cultural apresenta a peça O Avarento

26/06/2007 15:46:49 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A peça teatral O Avarento, de Moliére, será encenada em leitura dramatizada por 11 alunos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, nesta quarta-feira (27), às 19h, no quarto andar do prédio da Fundação Macaé de Cultura. O evento, promovido pela Escola de Teatro, faz parte da programação das quartas culturais – dia da semana quando há música, literatura, cinema e dramaturgia para o desenvolvimento artístico-cultural dos alunos da Escola de Artes.

A instituição de ensino também inclui aprendizes dos mais diversos instrumentos musicais do Conservatório Macaé de Música. Esta leitura dramatizada tem como diferencial o fato de os alunos darem o tom musical à encenação. São seis canções que fazem da peça um musical.

- Cinco das músicas foram compostas pelos próprios atores - conta a diretora da encenação, Sheila Juvêncio, aluna do terceiro ano de teatro. O grupo ensaia há dois meses e o público presente será composto por alunos, parentes e amigos dos atores, além de pessoas da comunidade interessadas em arte.

O Avarento é uma comédia que conta a tragédia de Harpagon, personagem obcecado por valores superficiais. Em uma caixa enterrada no jardim, além das suas adoradas moedas, Harpagon sufocou também todos seus valores e princípios éticos. Não consegue enxergar a felicidade tão próxima dele no amor dos filhos e respeito dos amigos, parentes e empregados. É uma triste figura dominada pelo medo e por uma ambição vazia que o levará à infelicidade e solidão.

Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Moliére, foi um escritor de peças de teatro francês, no século XVII, além de ator. É considerado um dos mestres da comédia satírica. Teve um papel de absoluta importância na dramaturgia francesa, até então muito dependente da temática da mitologia grega. Por meio de suas obras, criticou os costumes de sua época. É considerado o fundador indireto da “Comédie-Française”.

Os atores macaenses que atuarão nesta peça são: Sheila Juvêncio e Diogo Avlis (diretores), Gabrielli Souza, Jonathan Honorato, Johnny de Oliveira, Lais Coutinho, Douglas Gambarano, Joás Adolpho, Gabriel Mendes, Júlia Veras e Fagner Martins. Nas próximas edições do evento haverá encenação dos espetáculos Ubu Rei, de Alfred Jarry (julho) e A Gaivota, de Thekov (agosto).