Quarta tem poesia e quinta, cinema no museu

2020-02-04 12:30:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Compartilhe:  
Foto: Divulgação
O Museu da Cidade de Macaé já se consolida como um espaço de cultura eclético e de convivência

Voltado para a sétima arte, o Cinema e para o fomento de reflexões sobre temas diversificados e sobre produção artística e a arte, a Secretaria de Cultura de Macaé lançará nesta quinta-feira (6), às 18h, com o filme ‘Trinta’, um novo projeto cultural no Solar dos Mellos. Este ano, o Museu da Cidade de Macaé já se consolida como um espaço de cultura eclético e de convivência. A nova proposta,‘Carnaval no Cinema: Samba & Festa & Alegria & Fantasia’, proporcionará ao público, gratuitamente, a exibição de três filmes. Além do ‘docodrama’ ‘Trinta’, também serão apresentados, no dia 13, ‘Ó Pai Ó’, e no dia 20, ‘Orfeu’. As sessões são realizadas às quintas-feiras, às 18h e são seguidas de debates sobre o tema.

"A ideia é, durante este ano, proporcionarmos mais filmes à comunidade macaense no Solar dos Mellos. A cada mês nós vamos ter uma mostra diferenciada entorno do Cinema. Nesta primeira, o ‘Carnaval no Cinema’, apresentaremos um ‘docodrama’, uma comédia e um drama nos quais o Carnaval é o protagonista. Ela terá início nesta quinta-feira (6). Ainda na quarta-feira (5), o ‘Café Literário’ do museu terá como tema o segundo número do jornal literário ‘O Positivo’. O primeiro, lançado neste evento, em dezembro, contou com a participação de seis poetas. Já são nove integrantes neste segundo e serão treze no próximo", disse o coordenador dos projetos, Gerson Dudus.

Outro lançamento acontece nesta quarta-feira (5), às 19h. É a abertura da Edição 2020 do Café Literário do Solar dos Mellos, que promete provocar discussões de relevância social e literária entorno do segundo número do jornal literário ‘O positivo’, uma iniciativa do coletivo de poetas ‘Língua do P’ junto à Secretaria de Cultura de Macaé e com o patrocínio do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF). Esta edição será realizada excepcionalmente nesta primeira quarta-feira do mês, mas o projeto permanecerá, como no ano anterior, a cada última quarta-feira do mês, às 19h, com entrada franca.

‘Trinta’ - Trata-se de uma cinebiografia do carnavalesco Joãozinho Trinta, interpretado por Matheus Nachtergaele, apresentando a sua trajetória de São Luís - Maranhão, até as suas glórias no Carnaval do Rio de Janeiro. O filme aborda desde o início de sua carreira, como bailarino, a sua estreia como carnavalesco e o reconhecimento público do talento do artista.

Caso chova nos dias dos eventos, eles não ocorrerão nos jardins do museu, mas sim internamente, no auditório Presidente Washington Luís. Nesse caso, o espaço tem capacidade para até 35 pessoas. O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro.

Busca

Acesso Rápido

Destaque