Realizar sonhos é o desejo de bailarinos do Projeto Art Luz

06/08/2007 16:20:40 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O sonho de dançar para o público em grandes teatros de cidades européias faz parte dos desejos de bailarinos do projeto Art Luz e da Cia Art Luz de Dança e Teatro. “Quero crescer cada vez mais, aprendendo e desenvolvendo minha vocação para a dança”, comenta o jovem David Teles Nascimento Souza, de 16 anos.

Ele participa junto com oito adolescentes, com idades entre 13 e 16 anos, do projeto social carapebuense Despertando Arte (jazz e balé clássico). Os jovens também irão atuar no projeto de Macaé. O Art Luz inclui socialmente crianças, adolescentes e mulheres no mundo da cultura e do esporte, no município.

Segundo a coordenadora do Art Luz, Ângela Terra, o projeto macaense visa resgatar talentos nos cinco núcleos distribuídos pela administração municipal na cidade: Morro de Sant’Anna, Malvinas, Parque Aeroporto, Fronteira e Sana. “Atravessamos uma fase em que tudo é feito em equipe, havendo descentralização. Nosso modelo de gestão é dividir para somar, promovendo a inserção social e representando o governo Riverton Mussi”, afirma Ângela.

São cerca de 1700 participantes do Art Luz no município. Mas não é só de dança que vive o projeto, além de balé clássico, jazz e sapateado, também estão disponíveis aos participantes das comunidades, aulas de violão, caratê, canto, artesanato, teatro, pintura, grafite, jiu-jitsu, capoeira e outras. Os ensinamentos são ministrados para o público alvo, constituído por pessoas de famílias em situação de dificuldade sócio-econômica.

Atualmente, dados, acontecimentos e fichas dos membros do projeto encontram-se em fase de informatização. O objetivo é facilitar a apresentação do Art Luz, através do mundo digital, para empresas socialmente responsáveis, a fim de realizar parcerias, beneficiando a proposta do projeto: levar felicidade, de forma democrática, a todos os macaenses. “Muitas famílias são incluídas gratuitamente pelo Art Luz”, finaliza Ângela Terra.