Recordista de medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos participou da Seletiva em Macaé

25/07/2007 17:35:44 - Jornalista: Catarina Brust

O mesa-tenista Hugo Hoyama é o mais novo recordista de medalhas de ouro da história dos Jogos Desportivos Pan-Americanos. Hoyama estava empatado com o nadador Gustavo Borges, ambos com oito medalhas. A conquista do nono ouro veio após vencer, nesta terça-feira (24), o torneio por equipes, no Rio de Janeiro, na decisão com a Argentina. O atleta participou da Seletiva Pan-americana de Tênis de Mesa, realizada pela prefeitura em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), no Ginásio Juquinha, em Macaé, entre os dias 25 e 28 de maio de 2006.

A Seletiva realizada em Macaé classificou seis atletas no masculino e no feminino (além de duas indicações técnicas), que receberam treinamento específico, objetivando o Pan Rio 2007. Em dezembro, foram definidos os três nomes - masculino e feminino - que integram a Seleção Brasileira: Gustavo Tsuboi, Karin Sako, Hugo Hoyama, Ligia Silva, Thiago Monteiro e Mariany Nonaka.

Na Seletiva Pan-americana, Thiago Monteiro e Ligia Silva sagraram-se os campeões do torneio. “Senti um pouco do cansaço porque foram três dias de ritmo intenso. Mas, o importante era terminar entre os primeiros para garantir a vaga. Cumpri o meu objetivo e estou confiante para representar mais uma vez o Brasil no Pan e buscar o recorde de medalhas de ouro. Espero fazer dos Jogos Pan-Americanos de 2007 o momento mágico na minha carreira”, previu Hugo Hoyama, na final da Seletiva em Macaé. Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi conquistaram a medalha de ouro para o Brasil junto com Hoyama. Nesta quarta-feira (25), o atleta declarou à imprensa que seu objetivo agora é divulgar mais o tênis de mesa no país, principalmente para os jovens nas escolas.

Após a realização da Seletiva Pan-americana, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi recebeu uma medalha e uma reprodução em escala de uma quadra de tênis de mesa do presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Alaor Azevedo, pelo apoio ao desenvolvimento da modalidade como esporte.

- Macaé está cada vez mais ligada ao esporte. Vamos implantar, em convênio com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), o Centro de Excelência em Basquete, sediamos a Seletiva Pan-americana de Tênis de Mesa e o Desafio Pan-americano de Ginástica Rítmica. Recentemente, os atletas da Seleção Brasileira de Luta Olímpica fizeram aclimatação em Macaé durante 11 dias como preparação para os Jogos Pan-americanos do Rio – destacou Riverton Mussi, acrescentando que a prefeitura está estudando a implantação do Projeto Sacando para o Futuro que visa instalar mesas de tênis nas escolas e praças públicas do município.

Tênis de mesa e lutas no Pan 2007

Hugo Hoyama continua na disputa por mais uma medalha nos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, desta vez na categoria individual. Nesta quarta-feira, às 14h30, Hoyama venceu o canadense Pierre-Luc Hinse, por 4 a 3, no Complexo Riocentro, na Barra da Tijuca, no Rio, e segue na briga por mais um ouro.

Os atletas da Seleção Brasileira de Luta Olímpica que fizeram aclimatação em Macaé antes do Pan Rio 2007, seguem disputando medalhas. O brasileiro Luis Fernandes, da luta greco-romana, venceu a semifinal contra o mexicano Oscar Aguilar, por 3 a 1, na categoria até 96kg. Fernandes enfrenta Justin Ruiz, dos Estados Unidos, na briga pelo ouro, nesta quarta-feira (25), às 18h, no Complexo do Riocentro.

Na categoria até 60kg, Iuri Estevão foi derrotado pelo peruano Mario Molina por 3 a 1 e está fora da competição. Entre os lutadores até 74kg, Felipe Macedo perdeu nas semifinais para outro atleta do Peru, Sixto Barrera, por 4 a 0, e agora disputa a medalha de bronze contra o equatoriano Marcelo Mina, às 18h, também no Riocentro.

Nesta quinta-feira (26), a partir das 10h, a equipe feminina da Seleção Brasileira de Luta Olímpica, inicia a disputa na luta livre, nas quatro categorias: até 48, 55, 63 e 72 kg.