Redações de concurso literário devem ser produzidas até dia 28

20/08/2015 16:32:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Para participar, as unidades municipais devem preencher a ficha de inscrição

Estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal têm até o próximo dia 28 (sexta-feira) para produzir redações referentes ao concurso literário “Macaé: sua gente, sua história”. Com as produções, a finalidade do concurso é incentivar alunos do segundo segmento (6º ao 9º ano) diante do desenvolvimento de aptidões linguísticas e textuais e competências voltadas para leitura e escrita. Professores e diretores devem estar atentos. Para participar, as unidades municipais devem aderir formalmente ao concurso, preenchendo a ficha de inscrição e o termo de cessão de imagem, que já foram enviados pela Secretaria de Educação.

O prazo do concurso segue na segunda-feira (31), em que as escolas municipais participantes deverão enviar as redações e as fichas de inscrição para a sala 218, onde funciona o setor responsável na Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte da Secretaria de Educação. O endereço é Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro. Cada escola participante será responsável por encaminhar à Secretaria de Educação até quatro produções, uma de cada ano de escolaridade. Os documentos deverão estar em envelope lacrado, respeitando o prazo do regulamento.

Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, o concurso é mais uma oportunidade para descobrir talentos e motivar os estudantes quanto à produção textual. “O estudante que lê e escreve bem sabe melhor interpretar questões referentes ao dia a dia", disse. A programação é uma realização da Secretaria de Educação, por meio da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte com apoio do Sistema Integrado de Transportes (SIT).

Gêneros - Os alunos deverão produzir gêneros textuais diferentes. Os estudantes do 6º e 7º ano serão responsáveis pelas poesias. Já para os estudantes do 8º e 9º ano foi direcionada a produção de texto dissertativo. Para o desenvolvimento do trabalho, a coordenação do concurso lembra que o tema pode ser enfocado em aulas de disciplinas como História, Língua Portuguesa, Literatura e Geografia.

Fases - Para melhor atender os alunos, o concurso literário foi dividido em etapas. A primeira fase será a escolha das produções textuais pelas unidades municipais. Com isso, os professores serão responsáveis para selecionar a produção textual que se destacar na turma. Nesta etapa, os estudantes deverão produzir os textos nas salas de aula, em que será respeitada a escrita autônoma, de acordo com o tema de abordagem do concurso. Serão avaliados os seguintes critérios: adequação ao tema, além de quesitos como correção gramatical, objetividade, ortografia, concordância, organização da escrita e conclusão da ideia.

Já a segunda etapa do concurso será a escolha das produções textuais por uma equipe que será formada pela Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte. Serão escolhidas as três melhores produções textuais por cada ano de escolaridade participante no prazo entre os dias 1º a 11 de setembro.

Premiação - O concurso “Macaé: sua gente, sua historia” vai contemplar alunos do 6º ao 9º ano com prêmios. Para isso, será destinado um tablet de oito polegadas para os primeiros colocados do 6º ao 9º ano. Já os alunos que ficarem com o segundo lugar vão ganhar tablet de sete polegadas. Os estudantes que ficarem com a terceira colocação receberão uma máquina fotográfica.

Além disso, as unidades municipais que destacarem seus alunos como primeiros colocados receberão um kit de livros para compor o acervo literário das escolas. Já as escolas que tiverem alunos na segunda e terceira colocação ganharão um troféu de honra ao mérito. Os professores também terão sua vez. Os educadores que orientarem os estudantes vencedores como primeiro lugar ganharão tablet de oito polegadas. A divulgação do resultado do concurso será no dia 14 de setembro. Já a premiação está prevista para o dia 17 de setembro.