Redações vencedoras de concurso serão publicadas em livro

04/09/2008 16:55:40 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Temas como a preocupação com a degradação do meio ambiente e a relação entre os jovens e o poder público, quando a juventude demanda direitos como educação, saúde e habitação, serão tratados em dezenas de redações. É o projeto Educando na Cidadania, da Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão, que realiza o concurso redacional intitulado “Juventude e Cultura da Paz”. Diversas instituições de ensino estão inscritas.

O prazo final para a entrega dos textos será na segunda-feira (o8), na sede do programa, na Avenida Papa João XXIII, 175, Imbetiba. Mais informações pelos telefones 2757-2408 ou 2772-2295. Até as 18h os trabalhos poderão ser entregues nesse órgão municipal. De acordo com a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, o objetivo do concurso é promover um debate construtivo acerca do tema.

- Os vencedores do concurso terão os seus textos escolhidos para comporem um livro com fins educativos e informativos a respeito do assunto discutido, através de reflexões devidamente redigidas - comenta, referindo-se ao fato de que instituições de ensino das redes particular, municipal, estadual e federal estão participando do concurso.

Já o assessor do programa e um dos organizadores do concurso, o professor Julio César Boldrini, disse que as redações são provenientes de estudantes que cursam do 8º ano até a graduação universitária. “Os jurados que atuarão a partir do dia 11 de setembro irão averiguar originalidade, criatividade e senso crítico”, explica. “As escolas participantes têm suas ocupações em todo o município, incluindo a região serrana”, completou.

A comissão julgadora será constituída por representantes do Sindicato dos Professores (Sinpro); secretarias de Educação e de Comunicação Social; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima); Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) e da Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão.