Rede de distribuição de água da Aroeira está sendo ampliada

14/04/2008 08:54:18 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Em parceria com a prefeitura de Macaé, a Nova Cedae iniciou na última semana obras para ampliar a oferta de água na Aroeira e localidades situadas nas proximidades desse bairro, onde a prefeitura está realizando ações de revitalização.

De acordo com o superintendente da Cedae em Macaé, engenheiro Marcos Túlio de Aguiar, está sendo assentado um tronco alimentador para melhorar o abastecimento de água da Aroeira, ampliando a rede de distribuição. Essa intervenção vai beneficiar a Aroeira e localidades como Nova Macaé, Jardim Santo Antônio, Morro de São Jorge e estrada do Horto.

As obras foram iniciadas na esquina da Rua Alcides Mourão com Erosina Nolasco de Abreu, mas o tronco alimentador começa a ser instalado nas proximidades do Reservatório da Cedae, no Morro de Santa Mônica. Dali, a tubulação desce pela Rua Leopoldina Neves Pinheiro, em manilhamento de 300 milímetros e entra na Rua Erosina Nolasco de Abreu, em tubos de 250 milímetros. Depois segue para a Alcides Mourão, onde é reduzido para um manilhamento de 200 milímetros. O trecho do tronco alimentador terá ao todo cerca de 1,4 mil metros e vai permitir a melhoria de todo abastecimento da área.

- Estamos instalando esse tronco para reforçar e melhorar o abastecimento da Aroeira e adjacências. A rede de água do bairro é antiga. Com o passar dos anos, a Cedae ampliou a rede de distribuição, mas com o crescimento que a região da Aroeira vem apresentando nos últimos anos, não atende totalmente ao bairro. As obras devem estar concluídas daqui a 15 ou 20 dias, mas o novo tronco só entrará em carga depois que estiver em ação o novo reservatório da Santa Mônica, que já está pronto – disse Marcos Túlio.

O superintendente Marcos Túlio explicou que a Cedae precisa do aumento da vazão de água que será trazido pela expansão da adutora da Severina, cujas obras estão sendo feitas. “O aumento da vazão vai lavar o reservatório novo e as tubulações. Depois disso, poderemos entrar com a carga total no novo tronco alimentador, aumentando a oferta de água para a Aroeira e localidades situadas no entorno”, disse o superintendente.