Rede municipal compartilha vivências no seminário estadual do PNAIC

11/12/2013 17:43:00 - Jornalista: Joice Trindade

As ações desenvolvidas na rede municipal de ensino pelo Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC-UFRJ) será compartilhado no seminário Estadual do pacto nesta quinta-feira (12). A programação que vai acontecer no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, vai envolver orientadores de estudos dos municípios do estado que aderiram ao pacto. O tema da programação será “ Múltiplos sentidos da alfabetização e letramento”

Todos eles vão compartilhar as experiências implementadas nas salas de aula. A meta é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Macaé conta com 18 orientadores de estudos, que participaram no decorrer do ano de cursos de formação. Os profissionais são responsáveis por cursos de formação continuada para cerca de 400 alfabetizadores. O ensino municipal atende cerca de 9 mil alunos de 411 turmas de 1º ao 3º anos. A meta é continuar com a formação dos profissionais no próximo ano letivo.

De acordo com a subsecretária de Ensino Fundamental, Rosângela Lobo, o PNAIC contribui na formação de espaços que estimulam o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. “A participação de Macaé neste seminário estadual vai contribuir com a qualidade de ensino, que está em consonância com os objetivos do pacto”, ressaltou.

Recentemente, o município realizou o I Seminário do PNAIC, na sede da Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola. A programação que contou com cerca de 500 alfabetizadores da rede municipal, além de orientadores de estudo do pacto e outros profissionais de ensino foi alvo de elogios da doutora em Educação e supervisora do PNAIC da região litorânea, Marlene Carvalho.

Programação- O Seminário Estadual do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa tem o objetivo de aprofundar o debate sobre temas cruciais da formação, em especial, as relações entre políticas públicas, currículo e alfabetização. Outra proposta é destacar a questão da formação do aluno-leitor e autor no ciclo de alfabetização. Na oportunidade, haverá debates com os representantes de cada polo do PNAIC e palestras ministradas por especialistas consagrados.

Os participantes do seminário vão fazer parte dos seguintes eixos “Ciclo e Alfabetização”, “Formação do leitor e autor no Ciclo de Alfabetização” e “ Políticas públicas para currículo e alfabetização”.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.