Rede municipal de ensino encerra ano letivo

22/12/2009 15:19:58 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Robson Maia

Cerca de três mil profissionais participaram da festa de encerramento

Cerca de três mil profissionais da rede municipal de ensino de Macaé participaram nesta segunda-feira (21), na Cidade Universitária, da cerimônia de encerramento do ano letivo. No encontro, a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, anunciou novidades para 2010: a primeira delas será o início do funcionamento do passe escolar eletrônico.

- O passe eletrônico para os estudantes da rede pública foi uma das muitas vitórias que alcançamos este ano. O novo sistema vai ser iniciado assim que os alunos retornarem às aulas, em fevereiro, disse Marilena.

Outra novidade anunciada no encontro é o projeto de inserir no conteúdo programático das unidades que já receberam o mutirão Minha Escola Querida ações que ajudem a sensibilizar os alunos sobre a importância de continuar preservando a escola. Este ano, oito escolas receberam o mutirão, que já conta com parcerias de empresas e de mais de 500 voluntários.

No encontro, a secretária fez também um balanço das ações realizadas este ano na sua pasta, como o I Fórum e a I Conferência Municipal de Educação, o concurso público, o enquadramento dos servidores municipais, duas novas pós-graduações gratuitas para os professores e a unificação da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), responsável pelo ensino superior, e a secretaria.

- Estamos conseguindo resultados muito positivos com essa unificação. A Cidade Universitária, que concentra os cursos oferecidos pelas universidades em parceria com a prefeitura, está se tornando cada vez mais próxima da comunidade, comentou o vice-presidente da Funemac, Joelson Tavares.

Metas cumpridas em 2009

Anunciado em fevereiro, durante o Encontro Municipal de Profissionais da Educação, as 10 metas proposta pela secretária de educação e vice-prefeita Marilena Garcia estão implantadas. Marilena ressaltou o comprometimento dos educadores durante todo o período, afirmando que o resultado positivo não seria o mesmo sem o empenho e a dedicação de todos.

- Começamos a construir uma nova lição. A democratização de nossa rede, a unificação de todos os níveis de ensino na educação, a integração e valorização de nossos profissionais, foram ações que impulsionaram a conclusão de nossa meta e que abriam novos caminhos para futuras ações, disse a secretária.

As metas cumpridas são: valorização para professores alfabetizadores que concluírem o processo de aprendizagem de crianças até 7 anos, Extensão do atendimento do professor orientador (PO) para todas unidades de Educação Infantil ,Promoção do Ano Nacional da Educação Física Escolar com a recuperação integral do Ciep Noval Holanda, Atendimento especial às 49 escolas de horário integral, nas áreas da saúde, meio ambiente, cultura e esporte, através de ações integradas, Pós-graduação em Gestão Democrática e Participativa na Educação, Especialização em Alfabetização, Concurso público para o magistério no mês de novembro, Preparação para a I Conferência Municipal da Educação a ser realizada em março de 2010, Promover a integração dos universitários da Cidade Universitária (Uff, UFRJ e Femass) com a rede de escolas municipais (da educação infantil ao ensino fundamental) por meio do Programa de Inclusão, Ampliar o acesso à tecnologia da informação para todas as unidades escolares com computadores interligados a Internet, Laboratórios de Informática nas escolas municipais abertos para a comunidade.

Para 2010, a secretária lançará as novas metas em um novo encontro entre os profissionais da educação. Para ela, a grande resposta que a comunidade escolar lhe ofereceu serve de estímulo para a realização de novas conquistas para a rede de ensino e conseqüentemente para o município. “Foi um ano de grandes ações e iniciativas mas também de dificuldades. Mas tivemos sempre como foco priorizar nossa maior riqueza: a educação”, completou.