Rede municipal inicia circuito de festas juninas

12/06/2015 11:06:00 - Jornalista: Joice Trindade

Começa neste sábado (13) a época de festas juninas na rede municipal de ensino. Os eventos em comemoração a Santo Antônio, cuja data alusiva é neste sábado, São João (24) e São Pedro (29) se prolongarão até o mês de julho nas escolas municipais, como forma de integrar as famílias dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Médio, modalidade ministrada na Serra.

A programação, que vai acontecer nas escolas da área central e região serrana, também tem como finalidade aproximar estudantes, professores, funcionários e responsáveis pelos mais de 38 mil estudantes das unidades municipais de ensino. Para aproveitar o clima, professores estão desenvolvendo nas salas de aula atividades e projetos pedagógicos que destacam a importância das manifestações culturais.

Para os alunos, esta é a época de usar roupa e acessórios na moda caipira, dançar quadrilha e outros estilos como forró, e aproveitar as barracas com comidas típicas, como pipoca, maçã do amor e outras. A ocasião também é marcada por brincadeiras, como pescaria e bingo. De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, esta é uma oportunidade de reunir pessoas de todas as idades em uma festa de integração entre a família e a escola.

- Este é mais evento que faz parte dos costumes do país. Além de ser um momento para ampliar a integração com a família e a comunidade, a programação, que já é tradicional, visa oferecer novas aprendizagens aos alunos diante do resgate das manifestações voltadas para a cultura e a arte. Buscamos promover ações que fortaleçam a presença da família na escola, o seu envolvimento e comprometimento com o processo de ensino-aprendizagem – disse Guto Garcia.

O circuito de festas começa neste sábado (13) nas unidades municipais Antonio Alvarez Parada (Imbetiba), a partir das 12h, e Leonel de Moura Brizola (Barra), além do Ciep Municipalizado Maringá, no Campo d´Oste, às 10 horas. As escolas prometem contagiar alunos e a comunidade escolar com brincadeiras, dança e confraternização.

Outras unidades municipais farão as suas comemorações no mês de julho com a realização de festas culturais, que também são aguardadas e reconhecidas no âmbito escolar por enfocar temas voltados para cultura e folclore do país e realidade local.

Com a realização destas festas, a intenção é levar o ensino além da sala de aula, reforçando o elo entre escola e família. Esta é a oportunidade para pais e responsáveis conhecerem o ambiente escolar.