Rede municipal investe em formação voltada para tecnologia educacional

20/08/2015 10:19:00 - Jornalista: Joice Trindade

Com a finalidade de investir em tecnologia na área pedagógica, o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Educação está promovendo cursos de formação para professores que atuam ou não em laboratórios de informática. O objetivo é contribuir para que os educadores se apropriem das ferramentas e conteúdos e incorporem as tecnologias educacionais à rotina escolar.

A programação, com duração de 40 a 60 horas, envolve cerca de 50 participantes. Os cursos, ministrados pelo sistema de Educação à Distância, com encontros presenciais mensais, têm como proposta capacitar os educadores para um melhor trabalho no processo de ensino que está cada vez mais voltado à tecnologia. Os cursos seguem até dezembro e são os seguintes: Informática Básica, Proinfo-Elaboração de Projetos, Proinfo-Introdução à Educação Digital e Informática Básica com ênfase em novas tecnologias direcionadas aos integrantes do programa Nova Vida.

A programação ministrada pelos técnicos e formadores do Núcleo de Tecnologia Municipal também visa ajudar na rotina escolar dos professores diante da inserção de tecnologias. De acordo com o coordenador do NTM, Alex Bogado, a equipe conta com profissionais com habilidades didáticas e experiências técnico-pedagógicas de uso das soluções de tecnologia educacional e que conhecem a realidade das escolas envolvidas no projeto.

Para o secretário de Educação, Guto Garcia, as novas tecnologias são fundamentais para a dinamização do processo de aprendizagem do estudante. “O uso dos recursos digitais contribui para aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem, incentiva a participação dos alunos em sala de aula e aproxima professor e alunos para atingirem os objetivos e metas traçados mediante à proposta curricular”, comentou.

Em Macaé, diante da realidade voltada à tecnologia, os professores incentivam o uso de novos recursos tecnológicos, ferramentas e plataformas educacionais em sala de aula. Para isso, segundo o secretário de Educação, a rede municipal investe na formação do educador e na ampliação de seus conhecimentos tecnológicos, fator que promete atrair o interesse e despertar habilidades dos alunos que estão “antenados” nas redes sociais.

Além de cursos para educadores, o Núcleo de Tecnologia Municipal está à frente de visitas e acompanhamento de trabalho nos laboratórios de informática e de relatórios e planejamentos pedagógicos. O Núcleo também é responsável pela elaboração e hospedagem do site “Ação Integrada Unidos pela Aprendizagem” que enfoca simulados, referenciais e orientações pedagógicas principalmente para professores que atuam do 6º ao 9º ano de escolaridade.