Rede municipal lança campanha ' Com meu slogan aprendo a conservar e devolver o livro'

07/08/2013 17:50:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Concurso visa não apenas envolver os alunos, mas os professores do Ensino Fundamental sobre a sensibilização da importância do livro didático

Seguem nesta quinta-feira (8), na rede municipal de ensino, as inscrições para o concurso “Com meu slogan aprendo a conservar e devolver o livro”. O concurso, que é dirigido para estudantes do primeiro segmento (2º ao 5º ano) e segundo segmento ( 6º ano 9º ano) do Ensino Fundamentalm também tem a intenção de sensibilizar profissionais da Educação e alunos quanto à formação do leitor-cidadão. O objetivo da campanha é valorizar e garantir os pilares do Programa Nacional do Livro Didático, que são a utilização, conservação e devolução dos livros didáticos. As inscrições serão encerradas no dia 10 de setembro. Os slogans deverão ser enviados para o e-mail livro.macae@gmail.com.

O concurso visa não apenas envolver os alunos, mas os professores do Ensino Fundamental sobre a sensibilização da importância do livro didático. De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, através da campanha, que está sendo coordenada pela Subsecretaria de Ensino Fundamental, por meio da equipe do Livro Didático da rede municipal, a finalidade do ensino municipal é assegurar a prática de ações eficazes como campanhas de informação e conscientização da comunidade escolar, que conduzem o controle social dos programas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As atividades realizadas neste concurso fazem parte do projeto “Pratique Cidadania, cuide bem do seu livro didático”. No decorrer desta quarta-feira (7), cerca de 30 cuidadores dos livros didáticos participaram do lançamento do concurso e receberam orientações específicas.

A equipe responsável pelo Livro Didático orienta que os professores devem lembrar aos estudantes que slogan é uma frase curta e de fácil memorização. Para participar do concurso, as escolas municipais interessadas deverão realizar concursos internos, ou seja, campanhas educativas, que vão selecionar dois estudantes de cada segmento.

O concurso vai abranger a categoria I (2º ao 5º ano) com a temática “Livro Didático. Devolver é legal”. Já a categoria II contará com estudantes do 6º ano 9º ano e deve seguir o enfoque central “Livro Didático. Cuidar para preservar”.

O julgamento do concurso será no mês de setembro. Os slogans serão avaliados por uma comissão julgadora formada por representantes da secretaria de Educação, que seguirão os critérios originalidade e criatividade. O resultado final será divulgado no dia 25 de setembro. Os quatro alunos ganhadores vão receber um kit de livros de literatura.

As escolas municipais recebem livros didáticos por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e também devem atender compromissos legais referentes à entrega, conservação e devolução. Recentemente, o programa do Livro Didático da rede municipal de ensino foi a pauta da Revista Nova Escola, que publicou as orientações quanto ao livro em forma de um tabuleiro na edição de julho-julho.

A responsável pelo Livro Didático do Ensino Municipal, Rose Thomaz, destacou que as unidades escolares já estão se preparando para “fazer bonito” no concurso. “A campanha segue as exigências legais de utilização do livro didático durante três anos e segue a resolução do FNDE”, finalizou.