Rede municipal participa de consulta pública do MEC

24/02/2015 14:18:00 - Jornalista: Joice Trindade

Educadores e diretores da rede municipal de ensino têm até segunda-feira (2) para se inscrever na consulta pública determinada pelo Ministério da Educação (Mec), que visa receber sugestões para a criação de um programa de valorização de diretores de escolas públicas de ensino básico de todo o país.

Também podem fazer parte do levantamento alunos, pais, comunidade escolar, e sociedade em geral, para que apresentem suas experiências sobre o trabalho de diretores escolares e façam propostas, sugestões e comentários.

Para se inscrever na consulta pública basta acessar o link http://pddeinterativo.mec.gov.br/diretorprincipal. Os participantes vão avaliar a importância de um diretor de escola de educação básica e também assinalar como pode ser valorizado o papel do diretor de escola de educação básica.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, esta é mais uma ação que reforça o papel da Associação de Apoio à Escola.

- Este é um passo para a valorização do diretor de escola e também para envolver pais, responsáveis e estudantes, que poderão expor suas questões, compartilhar experiências e conhecimento, em busca de uma educação de qualidade - explica.

Segundo ela, para participar, basta ter interesse no debate. “Todos que apresentam interesse e compromisso com a educação podem participar. Esta é mais uma ação que vai contribuir com os rumos do ensino da rede municipal”, finaliza.

Associações - Macaé está se preparando para implantação dos conselhos escolares. Para isso, representantes das Associações de Apoio à Escola estão se mobilizando. A finalidade do trabalho das associações é acompanhar a vida escolar dos estudantes. A associação é um órgão consultivo e de prestação de contas das verbas municipais (Plano Dinheiro Direto na Escola) e federais (Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola).

De acordo com a coordenadora do Programa de Formação dos Conselhos Escolares, Márcia Alves Corrêa, a formação da Associação de Apoio à Escola reforça a implementação dos conselhos escolares, que são colegiados, com a atribuição de deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras no âmbito da escola.

Para o melhor desenvolvimento do trabalho dos conselhos, o município segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394-96), que em seu artigo 14 dispõe sobre a importância da participação da comunidade escolar nos conselhos escolares ou equivalentes.