Rede municipal participa de projeto de conscientização do trânsito

08/05/2015 16:47:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Simulação de resgate de vítimas de acidentes é realizado

A rede municipal de ensino participa dos projetos “Viva o Meio Ambiente” e “Educar para Humanizar o Trânsito” em parceria com a Autopista Fluminense. A intenção é conscientizar alunos quanto ao trânsito. A programação é ministrada junto às unidades municipais Marly Vasconcelos Lemos (Botafogo), São Sebastião dos Quarenta (Imburo) e Renato Martins (Ajuda) e outras unidades de municípios vizinhos, que são cortados pela BR-101 e recebem o trabalho da empresa.

Em Macaé, a unidade municipal Marly Vasconcelos Lemos realiza atividades específicas em prol do meio ambiente. Entre as atividades ministradas na escola estão projetos que envolvem a comunidade escolar como coleta seletiva de lixo. Já as escolas São Sebastião dos Quarenta e Renato Martins (Ajuda) são reconhecidas pelas ações voltadas para humanização do trânsito.

Para o secretário de Educação, Guto Garcia, o projeto que destaca o tema trânsito oportuniza aprendizagens que conduzem ao melhor convívio social.

Neste ano letivo, três escolas municipais participam de programações específicas junto com a coordenação de Meio Ambiente da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte. Ambas as formações são desenvolvidas pela concessionária Autopista Fluminense, que conta com a integração de 25 unidades municipais que representam 12 cidades do estado, cortadas pela BR-101. Durante as reuniões, os educadores se envolvem em dinâmicas de grupo sobre o meio ambiente e recebem todo o material pedagógico e audiovisual, que serão distribuídos a alunos, professores e escolas do projeto, na forma de kits, livros e gibis educativos.

O objetivo dos encontros, que se entendem até o final do ano, é destacar estratégias e intervenções pedagógicas-ambientais, que devem ser multiplicadas para outras unidades de ensino. A próxima reunião com os representantes das unidades municipais vai acontecer no dia 11 de junho, no Hotel Vilarejo de Rio das Ostras, das 11h às 17h. Este ano, segundo a coordenadora de Meio Ambiente da rede municipal, Denise Mota, as atividades estão sendo integradas destacando trânsito e a importância do meio ambiente.

Visita para Autopista- A coordenação do projeto “Educar para Humanizar o Trânsito” recebeu na quinta-feira (7), estudantes do Colégio Municipal Renato Martins (Ajuda). Além de conhecer o funcionamento da Autopista Fluminense, eles participaram de atividades diversas como simulação de resgate de vítimas de acidentes.

Na ocasião, os alunos conheceram um caminhão guincho e participaram de palestras sobre os temas trânsito e meio ambiente, além da exibição de telões, que executam o monitoramento da BR-101. De acordo com o diretor da unidade, Roberto Valcácio Filho, entre os momentos que mais contagiaram os estudantes foi a inclusão do nome da escola no telão de apoio da BR-101.

Segundo a Subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, a parceria com o Grupo Arteris- Autopista Fluminense está alcançando a finalidade de desenvolver ações educativas que beneficiam a cidade e os alunos das unidades municipais participantes. “O programa de humanização no trânsito, por exemplo, estimula a mudança comportamental dos alunos, pais e responsáveis, de forma a desenvolver e consolidar comportamentos voltados para conscientização, acessibilidade e inclusão social no trânsito”, finalizou.


Fotos Relacionadas