Rede municipal prioriza devolução do livro didático e integra profissionais

06/12/2013 18:23:00 - Jornalista: Joice Trindade

“ O Livro didático é legal, mas tem que devolver antes do Natal”. Este é o nome da campanha, que está sensibilizando alunos do 2º ao 5º anos de escolaridade da rede municipal de ensino. A campanha que será encerrada na quinta-feira (19) e conta com a atuação dos responsáveis pelos livros didáticos.

Atentos e responsáveis, os cerca de 50 cuidadores ou responsáveis estão trabalhando com ações diversificadas. A intenção é ter adesão expressiva de todos os estudantes. O trabalho da equipe pedagógica e dos professores que cuidam dos livros didáticos não é uma tarefa fácil. Todos eles atuam com a finalidade de que o material didático devolvido, esteja em bom estado de uso para que outros estudantes possam utilizá-los no ano letivo de 2014.

Para compartilhar vivências e atividades deste ano letivo e traçar novas estratégias para o próximo ano, a Coordenação do Livro Didático, realizou na manhã desta sexta-feira (6) a culminância do trabalho. A programação contou com homenagens aos colaboradores, troca de experiências e dinâmicas, que destacaram sugestões, dificuldades e avaliações dos trabalhos.

Uma das responsáveis mais animadas é a professora do Colégio Municipal Balneário Lagomar, Elinéia Xavier. Ela frisou que é uma honra fazer parte do Programa Livro Didático.“ Gosto de me dedicar aos alunos e perceber que cada vez mais eles se interessam pela leitura e cuidados com os livros. Fico cada vez mais envolvida e orgulhosa com o trabalho e comprometimento de toda equipe”, ressaltou

Os livros para as escolas situadas na área central são entregues pelos Correios. Já a equipe da Secretaria de Educação está entregando os títulos para as unidades localizadas na serra. A remessa é executada Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Além disso, até o final do mês de janeiro serão entregues pelos Correios novos títulos para serem usados no próximo ano letivo pelos alunos do 6º ao 9º anos das unidades municipais da área central. Além disso, também haverá entrega da primeira complementação dos livros direcionados aos alunos do 1º ao 5º ano. A distribuição visa atender à demanda dos novos alunos.

Já os cadernos de orientação que abrangem as áreas de linguística, alfabetização e matemática dos estudantes das turmas de 1º ao 3º anos não precisarão ser devolvidos.

Outra novidade é que os professores das escolas municipais devem comparecer entre segunda (9) e terça-feira (17), na sala 210 da secretaria de Educação. Durante este período, os educadores terão que preencher uma planilha que vai abranger percentual de devolução dos livros, demandas e necessidades para o ano letivo de 2014.

De acordo com a coordenadora do Livro Didático da rede municipal, Roze Thomaz, as campanhas estão sendo positivas em todas as escolas. “ Este ano, as unidades municipais de ensino fizeram bonito mediante ao trabalho do livro didático. Vamos continuar primando pela qualidade de ensino e incentivo à leitura e ao bom uso do livro. A campanha segue as exigências legais de utilização do livro didático durante três anos e segue a resolução do FNDE”, finalizou.

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, as escolas municipais recebem livros didáticos por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e também devem atender compromissos legais referentes à entrega, conservação e devolução. Ela lembrou ainda que este ano, o programa do Livro Didático da rede municipal de ensino foi a pauta da Revista Nova Escola, que publicou as orientações quanto ao livro em forma de um tabuleiro na edição de junho-julho.