Rede municipal prioriza frequência escolar

07/05/2015 16:14:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Objetivo é garantir a assiduidade dos alunos

Intensificar a aproximação com a comunidade escolar das unidades municipais de ensino, garantindo a assiduidade dos alunos. Esta é a proposta da secretaria de Educação, que está finalizando o levantamento de dados dos alunos faltosos com a finalidade de promover mutirão especial, a partir do próximo dia 27, nos polos dos setores administrativos das escolas municipais.

A programação, que será promovida pela Coordenação de Programas e Projetos da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, visa atender aos responsáveis dos alunos, que segundo a ficha de avaliação de infrequência (FICAI), são mais faltosos. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a intenção é assegurar a regularidade da frequência dos alunos nas escolas e reforçar a qualidade do ensino.

A previsão é que o mutirão seja realizado nos polos das unidades municipais Raul Veiga (Serra) e Ancyra Gonçalves Pimentel, Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola, Oscar Cordeiro, Interagir, Aroeira e Maria Letícia Santos Carvalho. As unidades municipais foram escolhidas por terem um número expressivo de estudantes.

A Subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, observou que o mutirão não é importante apenas para o acompanhamento dos alunos, mas para a conscientização dos pais e responsáveis diante da importância do processo de aprendizagem.

Segundo a coordenadora de Serviço Social, Josemarlem Gonçalves, durante o trabalho, os pais e responsáveis devem apresentar as justificativas quanto às ausências dos estudantes nas salas de aula. Com o atendimento, as assistentes sociais são responsáveis por um novo levantamento dos alunos faltosos, cuja lista será enviada ao Ministério Público, Juízo da Infância e da Juventude e Conselho Tutelar, órgãos que vão adotar as providências cabíveis conforme cada caso específico.

O trabalho do mutirão é organizado pela equipe de assistentes sociais, que atuam na sede da secretaria de Educação, que funciona à Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro. O mutirão conta com o apoio do Juízo da Infância e da Juventude e Conselho Tutelar, órgãos que seguirão as medidas legais de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Mês do Assistente Social - Além da atividade específica com os pais dos estudantes, a secretaria de Educação está apoiando a programação do mês do Assistente Social, cuja data alusiva será no próximo dia 15 (sexta-feira). Diante da comemoração, foi realizado nesta quinta-feira (7), no auditório 38 da secretaria de Educação, o minicurso com o tema “Supervisão direta de estágio em Serviço Social: diretrizes e desafios atuais para sua operacionalização”. O módulo, ministrado pelo professor Márcio de Souza, destacou questões como “Aspectos legais e normativos que regem o estágio em Serviço Social”.