Rede municipal se prepara para Semana de Educação Alimentar nas Escolas

28/04/2015 17:09:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Entre os dez passos para alimentação saudável estão comer menos industrializados e mais alimentos in natura

Com objetivo de reforçar a alimentação saudável junto aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, a rede municipal planeja a realização da Semana de Educação Alimentar nas Escolas. Este ano, o evento vai acontecer entre os dias 18 e 22 de maio. A programação em âmbito nacional terá como tema “Comida de verdade no campo e na cidade”.

Para promover a Semana de Educação Alimentar nas Escolas, a equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação está trabalhando com o guia de alimentação elaborado pelo Ministério da Saúde, que abrange os dez passos para alimentação saudável. A intenção da pasta é destacar a redução do consumo de alimentos industrializados em prol da minimização de doenças crônicas não transmissíveis geradas pela má alimentação, como obesidade, diabetes e hipertensão arterial. Outra abordagem é a importância do consumo de alimentos in natura e cuidado com alimentos processados, com gorduras e embutidos.

Hoje, Macaé oferece diariamente cerca de 40 mil refeições por dia, na merenda dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Médio, com café da manhã (desjejum), almoço, lanche da tarde e jantar. A merenda escolar dá preferência ao uso de alimentos naturais e frescos, e também prioriza a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos da Agricultura Familiar.

Formação - Com a finalidade de traçar a Semana de Educação Alimentar nas Escolas, a Coordenação de Nutrição da Secretaria de Educação promoveu nesta terça-feira (28) o curso de formação para professores orientadores e diretores das unidades municipais. O encontro aconteceu no auditório da secretaria de Educação no turno da manhã, para os professores orientadores que atuam na Educação Infantil e, da tarde aos orientadores que trabalham no segmento do Ensino Fundamental.

No decorrer da programação, os participantes receberam orientações de como trabalhar com os estudantes durante a Semana de Educação Alimentar e sugestões de atividades que também poderão ser desenvolvidas com os estudantes relacionadas ao tema da semana, como cuidado com o consumo excessivo de alimentos industrializados por conta da publicidade. Entre as dicas está a participação coletiva em lanches saudáveis com o consumo de frutas e sucos, além de cultivo de hortas e jardins de ervas nas próprias unidades.

O encontro foi alvo de elogios dos participantes. A professora orientadora da unidade municipal Juventino Pacheco (Barra), Juliana dos Santos, é uma delas. “Tratar de temas que destacam a alimentação é essencial, principalmente para nós que trabalhamos com crianças. Além da importância da alimentação saudável, vamos poder definir as ideias práticas de como poderemos trabalhar com os estudantes na Semana de Educação Alimentar”, disse. Da mesma opinião é a professora orientadora, que atua na Escola Municipal Fantina de Mello (Frade), Cláudia Márcia Moura. “Estou muito animada com a semana. A intenção é promover atividades que se voltem não apenas para esta programação, mas para todo o ano letivo”, finaliza.


Fotos Relacionadas