Reforço para as escolas de tempo integral

18/06/2008 16:38:44 - Jornalista: Simone Noronha

As escolas da rede municipal de ensino que funcionam em período integral em Macaé já estão contando com reforços na sua equipe pedagógica. Atendendo ao que prevê a Lei Municipal 2887, que instituiu o sistema de horário integral, a prefeitura contratou 105 monitores e oficineiros para acompanharem as atividades extracurriculares. Todos passaram por um processo de seleção pela Secretaria de Educação, e têm contrato até o dezembro deste ano, conforme determina a Lei 2887, aprovada pela Câmara de Vereadores.

De acordo com a secretária de Educação, Milmar Pinheiro, a Lei prevê a contratação de até 150 pessoas para trabalharem nas oficinas pedagógicas das escolas de tempo integral – 100 monitores, com ensino superior, e 50 oficineiros, com formação técnica e nível médio. “Por enquanto, só contratamos o número necessário. Se for preciso, poderemos abrir novas inscrições para preencher o restante das vagas”, explicou.

O processo de seleção começou em abril, quando foram abertas as inscrições nas escolas. Na inscrição, os interessados nas vagas apresentaram documentação que comprova terem habilidade para ministrar as oficinas, como certificados de cursos nas áreas solicitadas – artes, esportes, recreação, informática e outras vivências pedagógicas. Na segunda etapa, foram feitas entrevistas entre as pessoas que tinham habilitação para ministrar as oficinas. Deste grupo, foi feita mais uma escolha e uma nova entrevista, desta vez com cinco profissionais da Secretaria de Educação.

Com os profissionais escolhidos, todos foram convocados por publicação de edital e por telegrama fonado para comparecerem às escolas, e definir com cada diretor os horários de trabalho nas oficinas. Passada essa etapa, foi iniciado o processo de contratação temporária dos monitores e oficineiros, que já estão trabalhando.

Entre as novas monitoras, estão Daniela Amado da Costa e Marlice Quelen Ribeiro, que trabalham na Escola Municipal Hilda Ramos, que atende a cerca de 400 alunos de Educação Infantil – do maternal ao primeiro ano do Ensino Fundamental. Daniela é responsável pela oficina de recreação, e Marilce, pela de jogos educativos.

O sistema de horário integral nas escolas da rede municipal de ensino está sendo implantado pelo prefeito desde 2007 em Macaé, que se antecipou à determinação do Ministério da Educação. As escolas de tempo integral estão sendo implantadas de forma gradativa, com o objetivo de, com o aumento do horário da criança na escola, estimular a prática esportiva e dar oportunidade de acesso a manifestações culturais e artísticas aos alunos.

As escolas oferecem diversas oficinas, desde reforço até esportes, literatura e dança. A variedade das oficinas varia com o tamanho da escola. “Temos unidades com até 17 oficinas diferentes, para atender a crianças de todas as idades”, comentou Milmar. A proposta do ensino em período integral segue o que determina o Ministério da Educação. A escola funciona um período com ensino convencional, e no outro, com as oficinas de atividades extracurriculares