Região do Barreto ganha reforço em linhas de ônibus

23/01/2017 17:11:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Bruno Campos

Ônibus A-73 ganhará linha rápida a partir do dia 28

O crescimento populacional na região Norte de Macaé, que abrange bairros como São José do Barreto e Engenho da Praia, foi o motivo principal para a implantação de um complemento na linha de ônibus A-73 (Engenho da Praia X Lagoa), que atende à região. A partir do dia 28 deste mês, a linha ganhará um reforço com o complemento A-73R (Linha Rápida), que seguirá do Posto Lagomar até o Terminal Central, passando por todo o bairro, seguindo pela Rodovia Amaral Peixoto até o Terminal Central.

Com esse reforço, o fluxo de passageiros nas Linhas T-11 e T-111 sofrerá uma visível mudança. Além disso, o reforço na linha A-73, que continuará atendendo ao atual itinerário (Engenho da Praia X Lagoa), abrangendo uma localidade que vem crescendo constantemente com a implantação de novos empreendimentos imobiliários do bairro.

Com a implantação da Linha A-73 Rápido, o ônibus sairá do Posto Lagomar, passando pela Rodovia Amaral Peixoto, Avenida Otoniel Gomes Tavares, Rua Arnaldo Sussekind, Rua Antonio Cesário e Rodovia Amaral Peixoto. Já o itinerário da Linha A-73 segue sem alteração.

Uma equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana sempre fica a postos nos terminais de ônibus da cidade para observar e analisar o fluxo e a migração dos usuários do transporte público de um lado para o outro. O estudo para a viabilidade vem sendo feito há meses, a fim de melhorar a vida dos moradores da região. "Observamos a migração dos usuários, de onde partem e para onde vão. Na região do Barreto são sete condomínios, com cerca de 360 apartamentos em cada, em média. É um fluxo de três mil pessoas a mais nesse itinerário, por exemplo", explica Luis Carlos Moreira, do setor de fiscalização da pasta.

O estudo para a alteração na A-73 vem sendo feito há alguns meses e a equipe analisa outros pontos para serem feitas adequações nas linhas, a partir do momento em que se identifique a necessidade. "Como diz Vinícius Gonçalves, do setor de planejamento da nossa secretaria, o nosso transporte atualmente está com sistema pendular, apontando que a moradia das pessoas está em uma ponta da cidade, e o trabalho na outra. Então, há essa necessidade de atravessar todo esse trajeto e temos que atender muito bem, fazer essa adaptação, nessa região onde houve uma expansão habitacional", acrescenta.

Luiz Carlos observa ainda que já está sendo feito um novo estudo para atender à região da Boa Vista, uma área industrial grande. "Na medida do possível acompanhamos esse crescimento nos dois extremos da cidade. O transporte não pode ser engessado, e sim dinâmico, temos que ter alteração das linhas. Já estamos estudando alguns outros locais, como a área de Bosque Azul, Verdes Mares. Já fizemos uma alteração no início do ano com as Linhas P-13 e P-12, e o movimento está maior. No total, Macaé tem cerca de 120 mil passageiros ao dia e temos que pontuar bem essa questão. Se tivermos 500 coletivos e forem mal distribuídos, não adianta. Tem que ter planejamento", pontua.