Região Serrana ganha nova biblioteca nesta terça

20/05/2008 09:13:45 - Jornalista: Andréia Lisboa

Nesta terça-feira (20), às 19h, a prefeitura de Macaé inaugura a Biblioteca Pública Municipal Henriqueta Marotti, em Glicério. Localizada no núcleo administrativo do distrito, a mais nova biblioteca da Região Serrana conta com um auditório anexo, que será utilizado para apresentação de projetos desenvolvidos pela Fundação Macaé de Cultura, como o Roda Viva da Cultura, Ação Macaé Cultural, Palavra Expressa e Ter-lê-ler.

Desde a lei 3.005/07, de 5 de dezembro do ano passado, referente à legalização de bibliotecas comunitárias do município e sua vinculação à Fundação Macaé de Cultura, a Biblioteca Pública Municipal Professora Henriqueta da Costa Marotti será a segunda inaugurada, na Região Serrana de Macaé.

Com nova sede, no núcleo administrativo do distrito (ao lado do Posto de Saúde 24 horas), a biblioteca municipal recebeu mobiliário doado pela Petrobras e 50 novos títulos. Segundo a bibliotecária responsável, Jussara Pereira, o intuito é aumentar de cerca de três mil títulos catalogados para cinco mil até o final do ano.

Apesar da sede ser antiga, 80% do acervo foi aproveitado. “Os estudantes e usuários terão mais conforto, podendo fazer suas consultas no distrito, não precisando mais se deslocar até a biblioteca do Centro da cidade. Será um espaço para cultura, de atuação de projetos como o de poesia, Palavra Expressa, e o de incentivo a leitura infanto-juvenil, Tre-Lê-Ler”, declarou a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria Rosa.

A biblioteca comunitária Henriqueta Maroti, criada por voluntários, estava fechada há três anos. Com a legalização, a Fundação Macaé de Cultura, remanejará dois funcionários para atendimento ao público, assim como será possível firmar convênios para obtenção de recursos estaduais e federais e, ainda, parcerias com empresas privadas, como editoras.

Em 14 de março, a B.P.M. Osmar Sardenberg, no Sana, Região Serrana, também foi legalizada. De acordo com a lei 3.005/07, a administração pública municipal, gradativamente deverá implantar bibliotecas públicas em todos os distritos de Macaé, com dotação orçamentária própria. As bibliotecas distritais serão coordenadas pela diretora da biblioteca central Dr. Télio Barreto, Judith Maria Tinoco Carneiro. Essa biblioteca, criada em 1941, também foi oficializada por essa lei.

Parentes de Henriqueta Marotti receberão homenagens

A patronesse, Henriqueta Marotti, era pedagoga e dedicou sua vida à educação no município de Macaé. No Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga, ministrou aulas de Moral e Cívica, OSPB e Geografia, no Curso de Formação de professores, que ajudou a fundar. Nessa instituição, foi diretora de 1983 a 1990, ao mesmo tempo em que lecionava.

A educadora, que faleceu em 24 de novembro de 2000, aos 73 anos, é lembrada por sua luta para que a educação chegasse a todos e por ter sido grande incentivadora dos estudantes para que se formassem e se tornassem profissionais dignos. Parentes de Henriqueta Maroti receberão homenagens das autoridades municipais e de crianças da Creche Municipal Criança Feliz durante a cerimônia de inauguração.