Representante do Pronasci Rio visita Casa da Cidadania

08/10/2009 18:20:13 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Visita aconteceu nesta quinta-feira

“Se você dá amor, educação e carinho dentro de casa, você prepara seu filho para ele enfrentar o mundo e não se envolver com o mundo da violência e das drogas”. Assim, Fabrícia dos Santos, 32 anos, dona de casa, moradora do Botafogo, define seu enfrentamento como integrante do projeto Mulheres da Paz e mãe de um adolescente de 15 anos. Ela é uma das 150 mulheres contempladas pelo projeto desenvolvido em parceria entre a prefeitura de Macaé, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e do Rio Cultura de Paz, do governo do Estado do Rio de Janeiro.

Além do Mulheres da Paz, Macaé tem implantado os projetos “Protejo - Jovens em Ação” e “Espaços Urbanos e Seguros” (Peus) pelo Pronasci, nos bairros do Botafogo e Malvinas. Nesta quinta-feira (8), o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), coronel Edimilson Jório e o representante do Comitê Articulador do Pronasci Rio-MJ, Fernando Stern, visitaram a Casa da Cidadania, no Botafogo, onde os projetos são desenvolvidos. Os projetos foram implantados em novembro de 2008, em Macaé.

Conhecido como Jovens pela Paz, o projeto é desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com a prefeitura e visa manter o jovem longe do risco social da comunidade em que reside. O Pronasci beneficia com ações sociais 18 territórios em todo o Estado. Macaé foi contemplada com dois territórios: Botafogo e Malvinas. Tanto o Peus quanto o Protejo são voltados para jovens de 15 a 29 anos. Durante o curso de seis meses, os jovens do Protejo recebem uma bolsa auxílio de R$ 100. No dia 17 será realizada a formatura da primeira turma do Protejo. As 150 Mulheres da Paz recebem uma ajuda de R$ 190 mensais do Governo Federal.

- O Protejo faz parte das ações do Pronasci em Macaé, e foi o primeiro trabalho que desenvolvemos no enfrentamento da violência dentro deste projeto. Ficamos gratificados quando entramos em contato com os jovens e mulheres beneficiados por esse projeto e vemos os bons resultados -, disse o coordenador do GGIM-Macaé.

O representante do Comitê Articulador do Pronasci Rio-MJ, destacou que sua visita era para conhecer o desenvolvimento dos projetos implantados e que enviará um relatório ao Ministério da Justiça. “Os projetos são desenvolvidos aqui via governo do estado, mas mesmo assim, viemos conhecer as ações e verificar como os projetos estão beneficiando a população para mudar a realidade dessas comunidades. Estou feliz pela reação dos participantes. A finalidade do MJ é que os investimentos modifiquem com ações reais para essas pessoas”, ressaltou Fernando Stern.

O coordenador em Macaé, Swami Lopes, lembrou que no próximo dia 17 será a formatura da primeira turma dos jovens beneficiados pelo Protejo.”Eles tiveram cinco opções de cursos para escolha no ato da inscrição. A maioria preferiu Administração e Turismo. No próximo dia 13 estaremos fazendo uma excursão em ônibus para 45 pessoas, levando os jovens e o grupo do Mulheres da Paz para conhecer o Maracanã e o bairro de Copacabana”, disse.

Para Fabrícia dos Santos o melhor de participar do Mulheres da Paz é que, hoje, os jovens do bairro a respeitam. “A gente conversa com os meninos em situação de risco social aqui do bairro do Botafogo. Hoje, eles respeitam a gente, veem que a gente quer ajudar. Isso é gratificante”, completa.

Espaços Urbanos Seguros (Peus) – Dez jovens fizeram o curso no Senac, de técnicas na construção civil e já utilizaram o que foi apreendido para reformar o muro da Casa da Cidadania.

- Os jovens que participaram dos projetos também tiveram aulas de inglês e oficinas variadas de cidadania, saúde, entre outras -, observou a agente multidisciplinar, Sheila Ramos.