Representantes do setor agrícola e empresarial elaboram 12 projetos agropecuários

24/03/2009 10:29:47 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Recuperação das RJs 162 e 168 para o escoamento da produção agropecuária e fomento do turismo, construção pela prefeitura de Macaé de uma central de abastecimento para comercialização dos produtos agropecuários, em terreno cedido pela Pesagro, e outros dez projetos. Estes foram o resultado da reunião entre o secretário de agricultura do estado, Christino Áureo, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaé, Cliton da Silva Santos.

O secretário macaense esteve acompanhado do subsecretário de Agricultura, Jonas de Siqueira César, do presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Francisco Navega, e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé, Francisco Agostinho. A reunião ocorreu no início de março e visou dar ênfase ao setor agropecuário a partir de uma visão que considere as potencialidades e particularidades do município de Macaé.

O secretário Christino Áureo ressaltou as diversas intervenções já realizadas na cidade na condição de titular da secretaria de Agricultura e como deputado estadual. Na reunião, foi decidido pela formação de um comitê composto por representantes da prefeitura e da secretaria de Agricultura do Estado para a formulação de projetos para o desenvolvimento de Macaé.

O secretário Cliton enumerou as outras dez ações ou projetos para a agropecuária, pesca e de economia, que colaborarão com o desenvolvimento destes setores.

- É necessário o fomento da atividade pesqueira em parceria com a Petrobras, a regulamentação ou concessão da isenção de ICMS sobre óleo diesel vendido a pescadores artesanais, cooperativas, sindicatos e colônias de pescadores, contou.

Entre os projetos está o fornecimento de água pela Cedae à cooperativa para a fabricação de gelo e ao mercado municipal, ficando o Fumdec com o ônus do pagamento das contas, desonerando o setor. Outra ação é a inclusão de Macaé na Lei 4.177 de forma a atrair novas empresas para a área do distrito industrial da Codin, além da implantação da fábrica de leite em pó com financiamento do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID).

Cliton ainda falou da importância de efetuar a recuperação das estradas vicinais com ênfase às vias do Imburo, Bertioga e Jararaca, recuperação dos diques do Rio Macaé, na Ilha da Saudade e no Imburo, apoio às 188 famílias assentadas no assentamento Celso Daniel nos programas da Seappa e prefeitura de Macaé, mutirão de crédito da InvesteRio em Macaé para micro e pequenas empresas, a exemplo do que foi realizado em Itaperuna, e suporte da Seappa na regularização das agroindústrias de base familiar em funcionamento e fomento a novos projetos.