Reta final dos ensaios da Paixão de Cristo

26/03/2024 11:50:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Apresentações acontecem esta semana entre os dias 28 a 31

Os ensaios da Paixão de Cristo em Macaé foram intensificados. Os atores se dedicam a trazer realismo e emoção à encenação, com interpretações que reproduzem os eventos que levaram à crucificação de Cristo. As apresentações acontecem nesta semana, de quinta-feira a domingo (dias 28, 29, 30 e 31 de março), na Praia de Imbetiba. O espaço será ocupado por um cenário de 20 metros de largura em dois níveis de altura formados, para receber um elenco de 70 artistas.

A montagem tem como produtor e empresário responsável Oscar José. A direção é de Ginaldo de Souza. A Prefeitura de Macaé está organizando uma programação especial antes de cada montagem. Nos dias 28 a 30, às 18h30, será apresentado o coral Incanto. No dia 31, domingo de Páscoa, a atividade terá início às 17 horas, com uma missa campal conduzida pelo Bispo Dom Luiz Antônio, da Diocese de Nova Friburgo, seguida por outra apresentação do coral, às 18h30.
A encenação conta com a participação de cerca de 300 pessoas, entre atores e membros das equipes de estrutura e técnica. Além disso, os artistas selecionados para o espetáculo incluem atores formados pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) e alunos da instituição. "Estamos melhorando a cada ensaio. Teremos também ótimos equipamentos técnicos", avaliou Oscar.
Entre os membros há 30 pessoas com deficiência (PcD) da Escola Sentrinho de Macaé. Uma delas é Camilla Couto Romão, de 42 anos. "Acompanhei um ensaio. Ela está muito empolgada. Ações como essa são muito importantes, não só pela inclusão social, mas também pela autoestima. Ela está vibrando desde quando foi convidada. Não só ela, mas todos estão muito eufóricos com a chance de colaborarem ", revelou o irmão dela, Raphael Couto.
Alan Rocha é o ator que interpretou Jesus. Ele segue focado nos estudos e se diz honrado em poder dar vida a Jesus Cristo pela primeira vez em sua carreira, por se tratar de um ícone que faz parte de sua história de vida. Segundo Alan, esse é um personagem que traz muita reflexão e transformação com sua morte e riqueza, fornecimento de ensinamentos e reflexões.


“Serão revisitados momentos emblemáticos como a entrada de Jesus em Jerusalém, o Sermão da Montanha, a Santa Ceia, a prisão, a crucificação e, por fim, a ressurreição. sem provas a que é supervisionado este personagem; e também o sofrimento de Maria, um paralelo com o grande sofrimento das mães de hoje, que perderam e perdem seus filhos”, disse Givaldo.

Benjamim Santos, autor desta e de outras versões do texto, está afinado com a leitura do diretor. "Sem me afastar das situações mais conhecidas e populares (como 'Pilatos lava as mãos') nem enveredar pela pura ficção espetacular, procurei o prumo das orientações dos Evangelhos e dos mais recentes estudos de historiadores, aqueles que buscam reconstruir um Jesus histórico", afirmou.
A tradução em libras (Língua Brasileira de Sinais) fica a cargo de Priscila Meireles da Silva Almeida, intérprete da Escola Estadual Matias Netto.

"Estamos felizes em poder proporcionar mais uma vez esse espetáculo grandioso, que retrata de forma emocionante a história da Paixão de Cristo. É um momento de reflexão, de fé e de celebração. Tenho certeza de que todos que assistirem serão tocados pela mensagem de amor que essa peça nos traz", ressaltou o secretário de Cultura, Leandro Mussi.

Ficha técnica:
Texto: Benjamim Santos
Direção: Ginaldo de Souza

Elenco:
Adriano Uzah – Lucas
Alan Rocha – Jesus Cristo
Amanda Vayssière – Mulher de Jerusalém
André Duarte – Demônio e Cego
Attilio Giovanni – Discípulo Thiago
Cássia Gomes - Mulher de Jerusalém
Cláudia Bispo – Maria
David Pinheiro - Caifás
Douglas Mareli - Sacerdote
Gabriel Sednem - Sacerdote
Guto Gomes - Centurião
Hélio Júnior - Tocador de Violão
Jackie Oliver - Mulher de Jerusalém
Jaque Souza - Mulher de Jerusalém
Jô Souza - Mulher de Jerusalém
João Valentino - Anjo
Jones Rodrigues - Soldado
Julya Ávila – Figura 2
Julie Silveira – Cláudia Prócula
Lorenzo Manhães – Menino Jesus
Luanna Correa - Salomé
Luca Porto - Nicodemos
Lucas Antônio - Marcos
Lúcia Duarte - Herodíades
Luis Eduardo - Mateus
Marcela Jorge - Raquel
Marcelo Evangelista - Pilatos
Marcelo Vianna - Simão
Mateus Ferreira - Guarda
Milena Crispino - Madalena
Nilton Angelo - Soldado
Rafael Kassius - Pedro
Raphael Almeira - João Batista
Richeli Santana - Judas
Rodolfo Valentino - André
Rosinete - Mulher doente
Sávio Lyrio Soarres - João
Thais Manhães - Mulher de Jerusalém
Thiago Nacis - Tadeu
Victor Celestino - Guarda
Welington Cabral - Herodes
Wesley Guimarães - Arimatéia
Assistente de Direção: Claudia Bispo
Concepção Cênica e Figurinos: Maria Carmem
Assistente de Figurinos: Maria Rita
Pesquisa de Imagens: Pedro Modesto
Caracterização: Ketlyn Barbosa - Tamilles Rodrigues
Catering: Lealdecira Soares Pinto
Iluminação: Oscar José
Intérprete de Libra: Priscila Meireles da Silva Almeida
Programação de Luz :Renan Leal
Direção de Produção: Oscar José
Assistentes de Produção: Mara Luci de Souza e Nataniele Moura Pascoal
Operadores de Som: Antônio Soares e Hugo Tolipan
Operadores de canhão: Lucas Fumaça e Marlon Coutinho
Operador de vídeo : Hugo Tolipan Filho
Produção e Execução: Horse Produções Artísticas Ltda


Fotos Relacionadas