Retomada econômica de Macaé é destaque no Estado do Rio

27/11/2021 18:44:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Saiba sobre a inscrição das empresas interessadas em participar da Sessão de Negócios do Compra RJ, durante o Encontro para o Desenvolvimento Regional

Os dados positivos referentes a volume de investimentos, saldo positivo de empregos gerados, novo ritmo da construção civil e o reaquecimento das atividades que são a base da economia local, garantem a Macaé a posição de destaque dentro do cenário de desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro.

Essa retomada, do município que já é reconhecido como a “Cidade Energia”, foi destacada pelo Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, neste sábado (27), durante entrevista na Rádio 95 FM no programa Estado Maravilhoso, apresentado por Glauco Lopes, Superintendente de Óleo, Gás e Renováveis da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

“O prefeito Welberth buscou, desde início, a interlocução com o governo do Estado e da Alerj para plantar sementes e colher frutos positivos para o desenvolvimento econômico, social e sustentável de Macaé. E o resultado desse trabalho é a geração de empregos, a superação dos desafios e a retomada da nossa cidade”, destacou Rodrigo Vianna.

Ao apresentar um balanço das ações do governo o em prol da retomada da economia da cidade, o Secretário destacou a recomposição do diálogo com às instituições empresariais e empreendedores que voltam a desenvolver negócios em diversos segmentos locais.

“O governo chamou a mesa todas as instituições organizavas, as empresas e os empreendedores, para entender as demandas e buscar soluções. Vivemos o impacto da grande crise registrada em 2015 e agora temos a oportunidade de recuperar perdas e retomar o caminho de recuperação”, ressalta Rodrigo.

Um novo perfil de expansão das atividades da indústria de óleo e gás na cidade, marcado pelo ritmo de construção de empreendimentos que recompõem a base onshore do mercado, também foi destacado pelo Secretário que reforçou a importância das ações conjuntas realizadas pelo município com apoio do Estado para expandir e diversificar atividades econômicas locais que já respiram novos ares.

Dentre essas ações, Rodrigo destacou o Encontro para o Desenvolvimento Regional do Estado do Rio de Janeiro que acontece na quinta-feira (2), no Hotel Royal Palace, das 11h às 18h.

“O Encontro oferecerá uma grande oportunidade para as empresas locais, que atuam na base da cadeia produtiva de óleo, gás e energia, a participar do Compra RJ, uma rodada de negócios que terá como âncoras as principais empresas offshore instaladas nas Bacias de Campos e de Santos”, apontou Rodrigo.

As empresas âncoras do Compra RJ serão: Perenco, Trident, 3R Petroleum, Petrobrás, Modec, Tepor (Vale Azul), GNA, Grupo Barcelos, Prumo e Zurich (Aeroporto de Macaé).

O Encontro é uma iniciativa da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico com o apoio da prefeitura de Macaé e contará também com a participação das cidades: Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu, Campos, São João da Barra, São Fidélis, Cardoso Moreira, Bom Jesus de Itabapoana, Santo Antônio de Pádua.

“Estreitar relações e fortalecer laços entre as cidades da nossa região representa o perfil do desenvolvimento regional trabalhado pelo governo do Estado, um caminho positivo e importante para elevar a qualidade de vida para a população, especialmente através de geração de emprego”, destacou Glauco Lopes.

Inscrições
A inscrição das empresas interessadas em participar da Sessão de Negócios do Compra RJ, durante o Encontro para o Desenvolvimento Regional, deve ser realizada neste link. É preciso também realizar o credenciamento no dia do evento.