Reunião discute importância do cadastro das empresas hoteleiras na TurisRio

08/04/2008 15:11:08 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Adequar as empresas do mercado hoteleiro de Macaé à lei vigente. Com este objetivo a secretaria Executiva de Turismo, em parceria com a Associação Comercial de Macaé (Acim), realizou, na terça-feira (8), reunião com empresários do ramo hoteleiro do município. A palestra foi ministrada pelo diretor da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), Sérgio Mello.

Segundo o secretário de Turismo, Marco Maia, o cadastramento é de grande importância.”Esta é uma grande oportunidade de discutirmos com Sérgio Mello o assunto. Peço aos hoteleiros aqui presentes, e aos que não compareceram, que sejam porta voz da TurisRio. Nós, da prefeitura, desejamos o aumento da participação dos empresários de turismo da cidade. Que eles se cadastrem e estejam legais, para serem inseridos no catálogo oficial de hospedagem sobre o município”, disse o secretário.

Entre as vantagens de ser cadastrado na TurisRio estão o acesso a cursos de capacitação de funcionários das empresas hoteleiras, incentivos fiscais, participação de incentivo e fomento ao turismo nacional, capacitação de proprietários de empresas, entre outras. Entre as desvantagens de não se cadastrar estão as multas, a retirada do nome da lista e a perda da visibilidade nacional do seu empreendimento.

- Pedi ao secretário que me enviasse todos os locais de hospedagem em Macaé para, se cadastrados na TurisRio, serem incluídos no catálogo oficial sobre a Costa do Sol. Para se cadastrar é fácil, basta apresentar CNPJ, Alvará e Contrato Social. A taxa é paga a cada dois anos, o cadastro custa R$ 100,00 e o recadastramento R$ 60,00. O dinheiro é investido em programas do Ministério do Turismo – explicou o diretor.

Para mais informações sobre o cadastramento das prestadoras de serviços em Turismo, basta acessar o site http://www.cadastur.turismo.gov.br/ que explica como realizá-lo. Participaram do evento também os gerentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica de Macaé.