Reunião preliminar mobiliza municípios para a conferência de saúde ambiental

03/09/2009 15:11:13 - Jornalista: Lourdes Acosta

A coordenação da I Conferência Regional de Saúde Ambiental (Corsa-NF) realizará na terça-feira (8), às 13h, no auditório da Cooperativa Agropecuária de Macaé, localizada na Avenida Governador Roberto Silveira, no. 326, Centro, a terceira reunião preparatória para a realização do evento.

Prevista para acontecer no próximo dia 29, a primeira Corsa-NF deverá mobilizar oito municípios do norte fluminense - Campos dos Goytacazes, Carapebus, Conceição do Macabú, Macaé, Quissamã, São Fidelis, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra, para discutir a ação humana sobre a natureza e encontrar soluções para os impactos cada vez mais graves na saúde do homem e nos ecossistemas do planeta, associados às desigualdades sociais, econômicas e a degradação ambiental, entre outras.

- Nesse sentido, estamos convocando todos os interessados em participar da conferência regional, assim como os representantes de cada município, tanto da área da saúde como do meio ambiente, para se fazerem presentes nesta terceira reunião, onde iremos delinear os planos de trabalho e designar as tarefas de cada subcomissão que compõe a Corsa do Norte Fluminense – diz Eduardo Tavares, um dos coordenadores e secretário do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMMADS), de Macaé.

As quatro subcomissões propostas para a primeira conferência regional que traz como tema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”, são: Metodologia, Temática e Relatoria; Regimento e Regulamento; Comunicação, Articulação e Mobilização; e Executiva de Infra-Estrutura e Financiamento.

Segundo Jussara Aguiar, assessora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semmaurb) e indicada para supervisionar a subcomissão do Regimento e Regulamento, para o êxito da primeira Corsa-NF será necessário buscar as ações intersetoriais do setor público e a parceria com a sociedade civil organizada, quer sejam as ONGs, associação de moradores, sindicatos. “Todos devem entrar nessa luta em defesa da preservação da saúde e do ambiente, que visa a qualidade de vida”.

A Comissão Organizadora Executiva da I Conferência Estadual de Saúde Ambiental indicou os eixos temáticos a serem debatidos nas conferências regionais. Dentre eles estão: o desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta e trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios. Para mais informações os interessados podem ligar para (22) 27624802 ou 27572410 e falar com Paula Tavares da subcomissão de comunicação ou Eduardo Tavares, da coordenação.