Rio Rural inicia cursos nas micro-bacias da Bicuda e Serra da Cruz

12/03/2009 15:14:49 - Jornalista: Cesar Dussac

O programa Rio Rural/GEF, parceria entre a prefeitura de Macaé e o governo do estado, está oferecendo 14 cursos, nas áreas de técnicas rurais e educação ambiental, conforme as demandas das comunidades integrantes das micro-bacias do rio D`Antas (Bicuda) e de Serra da Cruz. Os cursos foram elaborados com base em diagnóstico rural emitido pelo Comitê das Micro-Bacias (Cogem), que assinala a gestão participativa.

Segundo o técnico da Subsecretaria Municipal de Agricultura, João Flores, o programa Rio Rural/GEF já iniciou os cursos de capacitação técnica, que atendem as demandas das próprias comunidades das micro-bacias.

- O Rio Rural/GEF programou 14 cursos de capacitação para 2009, para atender às necessidades de conhecimento dos moradores das regiões das micro-bacias em atividades agropecuárias e atividades de geração de emprego e renda, para fortalecer a fixação do homem no campo. Dentre eles, os cursos de recuperação da produção de agroindústrias comunitárias com geléias de frutas como goiaba, banana e outras, que estão no sistema agro-florestal frutícula, disse.

João Flores também falou de outros projetos do Programa Agroflorestal, ministrados em cursos para os moradores.

- Além da recuperação da agroindústria, há o projeto de plantio de espécies nativas de mata atlântica, como oiti, pau brasil, paineira, pau ferro, pacová de macaco, saboneteira, Cambuí gambá, cambotá mirim, pau jacar. Temos também os projetos de execução de programas de proteção de nascentes e de matas ciliares das margens dos rios, sistema agro-florestal hortícula, adubação orgânica (esterco de animais) e adubação verde (plantio de leguminosas), plantio direto, reflorestamento de áreas com uso para o consumo, manejo florestal, pastoreio rotacionado (divisão de pastos), apicultura, criação de galinha caipira e oferece cursos de técnicas rurais e educação ambiental, conforme as demandas das comunidades integrantes das micro-bacias do rio D`Antas (Bicuda) e de Serra da Cruz, com base em diagnóstico rural emitido pelo Comitê das Micro-Bacias (Cogem), comentou.

Segundo o técnico da Emater, Marcos Peruzzi, as ações do programa têm como objetivo principal a produção rural orgânica, que benefia produtores da agricultura familiar, moradores da região e a população do município, que vai consumir os produtos. "Para atingirmos esses objetivos, é fundamental um trabalho técnico e social. Por isso, o Programa Rio Rural/GEF implantou a modalidade de gestão participativa nas micro-bacias do Rio D`Antas e de Serra da Cruz com a organização das comunidades rurais, por intermédio de associações e cooperativas, cujas demandas são reunidas em diagnóstico, referendadas pelo Comitê Gestor das Micro-Bacias (Cogem)", disse.

Marcos fala dos cursos promovidos pelo Rio Rural GEF, na formação de instrutores.

- Foi criado um grupo de trabalho para educação ambiental nas escolas das regiões das micro-bacias: professores rurais, com a participação de moradores - líderes treinados para ensinar - e agentes de saúde. Os instrutores passaram por módulos de treinamento em áreas como: saúde, meio ambiente, saneamento. Os professores foram enviados pelo governo do estado, e as aulas ministradas no Sesc de Grussaí – Campos. No setor de agroindústria, a idéia é gerar trabalho e renda, visando ao consumo por parte de turistas, disse.