Riverton apresenta Macaé para Conselho Britânico de Energia

21/07/2009 19:27:19 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Objetivo do prefeito é atrair novas empresas e indústrias para o município

O prefeito Riverton Mussi (PMDB) apresentou nesta terça-feira (21) as potencialidades econômicas e de infraestrutura de Macaé para o presidente do Conselho Britânico de Energia (Energy Industries Council – EIC), Mike Major, durante encontro no gabinete. Riverton destacou que Macaé está preparada para receber novas empresas do setor de energia, como do arranjo produtivo do petróleo e de energia renovável. As informações fornecidas pelo prefeito serão enviadas para os 570 membros do Conselho Britânico de Energia – dessas, 120 têm negócios no Brasil.

- Macaé é o centro de suporte da Bacia de Campos, zona que responde à produção de 80% do petróleo nacional e 47% do gás natural; possuiu o Terminal de Operações Portuárias da Petrobras; está em uma localização privilegiada, a 200 quilômetros da capital do Estado e a 350 quilômetros do porto de Vitória; disponibiliza incentivos fiscais para a instalação de novas empresas; vai inaugurar a Avenida Industrial, que poderá ser usada inclusive para o tráfego de veículos pesados; possui duas termelétricas e também investe na segurança, em parceria com o governo do Estado – enumerou o prefeito.

Riverton destacou que a cidade foi considerada pelo jornal A Gazeta Mercantil como a segunda mais dinâmica do país e a mais dinâmica do Estado, no ano passado, além de possuir o segundo maior parque hoteleiro do Estado e ser uma das maiores geradoras de emprego do Rio. A Lei de Apoio às Pequenas Empresas e o vasto espaço para abrigar indústrias também foram abordados pelo prefeito.

- A infraestrutura da cidade inclui investimentos expressivos em saúde, educação e urbanização dos bairros, capacitação profissional, ampliação das facilidades de logística, rede de proteção social e investimento em ciência e tecnologia – citou Riverton, acrescentando que a prefeitura disponibiliza um serviço específico para a implantação de novas empresas.

Mike Major analisou Macaé como um lugar onde a atividade offshore é importante, e devido os investimentos que a Petrobras, a Shell e outras operadoras de petróleo e gás fazem na região, pode haver interesse de empresas britânicas ampliarem seus negócios na cidade. “Nossa missão é prestar informações para as empresas, criando um melhor entendimento de como fazer negócios no Brasil e Macaé está incluída neste cenário”, afirmou o presidente do conselho britânico.

Para Major, as oportunidades de empresas britânicas ampliarem negócios com Macaé são “excelentes”. “Já tinha ouvido falar do crescimento da cidade e estou impressionado com o desenvolvimento. Ao informar sobre Macaé para as empresas, vamos considerar o município como uma oportunidade de negócios”, comentou o presidente do EIC, conselho que representa empresas dos diversos setores de energia.

Secretários acompanham visita e destacam vigor da cidade

De acordo com o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves, o objetivo da prefeitura ao manter relações com o Conselho Britânico de Energia é atrair novas empresas para gerar emprego e renda. “Nossa meta é atrair indústrias para o município com parque fabril. Queremos trazer indústrias que possam fabricar equipamentos na cidade, implantando também alta tecnologia”, disse Edmilson, ressaltando que a ampliação do setor de serviços no município também é importante.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Francisco Navega, também forneceu dados para Mike Major e ressaltou que com as obras de duplicação da rede de água potável, em parceria com o Estado, o município terá condições de abastecimento pelos próximos 20 anos. “A prefeitura tem interesse em agilizar os processos de instalação de empresas, hoje Macaé é um centro de referência de turismo de negócios e estamos prontos para atender novas empresas e indústrias que queiram se instalar na cidade”, observou.

Macaé está incluída na missão de negócios de empresários britânicos

O presidente do Conselho Britânico de Energia, Mike Major, informou que Macaé está incluída na missão de negócios que empresas britânicas farão ao Estado do Rio de Janeiro a partir de 30 de novembro. A comitiva, formada por empresários, ficará um dia na cidade.

Durante a terceira maior feira de petróleo do mundo, a Brasil Offshore, realizada no mês passado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, a EIC, em parceria com a UKTI – órgão do consultado britânico - e a Scottish Development International (SDI), organizaram o pavilhão britânico.

A EIC possui escritórios no Rio, em Houston (Texas, EUA), Singapura (Ásia), Dubai (Emirados Árabes), Aberdeen (Escócia) e Londres (Inglaterra). Empresas como a Halliburton, a Schlumberger e a Cameron são algumas instaladas em Macaé que fazem parte do Conselho Britânico de Energia.