Riverton assina protocolo de intenções com Cuba

02/05/2009 13:14:12 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Com o vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba, Orlando Requeijo (à direta, na mesa), prefeito de Macaé firma parceria na área social

O prefeito Riverton Mussi assinou na quinta-feira (30) protocolo de intenções com o vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba, Orlando Requeijo, para a construção de um intercâmbio entre o município e a república socialista nos setores de educação, saúde, esporte e políticas para a mulher.

Participaram da assinatura do protocolo a vice-prefeita, Marilena Garcia, os secretários de Governo, André Braga; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Alex Moraes; o subsecretário de Saúde, Edilson Simões; a subsecretária de Políticas para a Mulher, Vânia Deveza, os vereadores Lúcio Mauro e Gilso Machado, além de Igor Sardinha, conselheiro gestor da ORJURE – Organização da Juventude Responsável, que participa da comitiva arcando as suas despesas.

- Em Macaé, priorizamos setores que dão base para construção da cidadania e o bem estar familiar, como a educação e a saúde e incentivamos a prática esportiva, começando pelo esporte de base. Em Cuba, conhecemos projetos diferenciados nesses setores e queremos aproveitar as experiências positivas do país para intensificar ações em Macaé – afirmou o prefeito Riverton.

A vice-prefeita Marilena Garcia avaliou que a missão oficial a Cuba proporcionou a troca de experiências em programas diversos de educação, como na área de alfabetização, além do “Melhoramento da Qualidade Educativa”, que integra todos os níveis de ensino e a pós-graduação. “A viagem a Cuba reforçou ainda mais o compromisso do poder público municipal em traçar políticas públicas inovadoras e eficazes para Macaé”, comentou a vice-prefeita Marilena Garcia.

O secretário de Governo, André Braga, ressaltou que o país da América Central desenvolve programas sociais a custo baixo e com resultados a curto, médio e longo prazo. Ele lembrou que em Cuba, os ensinos Fundamental, Médio e Superior são gratuitos a todos os cidadãos e a educação é obrigatória até o nono ano. “Em cima de estatística como a alta expectativa de vida em Cuba e a baixa mortalidade infantil que percebemos a importância de, em Macaé, continuar projetos como o Programa de Saúde da Família e cada vez mais, incrementar as políticas estruturantes”, destacou Braga.

De acordo com o conselheiro gestor da ORJURE, Igor Sardinha, visitar o Centro de Formação dos Trabalhadores Sociais também foi importante para a delegação. “O programa tem um caráter totalmente revolucionário e é formado por jovens. O protagonismo dos jovens na sociedade é uma das armas mais importantes para a transformação social. É o que tentamos fazer na Orjure. Ver movimentos como esse em Cuba reforça ainda mais nossa luta” disse Igor.

Alfabetização de jovens e adultos é destaque

O protocolo de intenções assinado entre o prefeito de Macaé e o vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba tem destaque para a implementação do método cubano de alfabetização de jovens e adultos, “Yo, Si Puedo”. A expectativa é que o projeto de alfabetização seja implantado a curto prazo em Macaé, contando com o apoio de Cuba, prefeitura e sociedade civil organizada.

Na reunião, diversos programas foram discutidos a fim de levar à população de Macaé o maior número de projetos sociais desenvolvidos com êxito pelo governo cubano. A ideia de uma relação mais profunda entre Cuba e Macaé foi recebida com entusiasmo pelos cubanos, que vêem nas relações de desenvolvimento de programas sociais uma forma de dar o melhor que Cuba possui para países amigos como o Brasil, que é o seu desenvolvimento social. Aproveitando uma agenda que os mesmos farão no Brasil em outubro, a comitiva convidou os membros do governo cubano para visitar Macaé. A vinda dependerá somente de adequação dos compromissos da comitiva cubana no Brasil

A delegação de Macaé também teve a oportunidade de participar das comemorações do Dia do Trabalhador no ano que comemora os 50 anos da revolução cubana. Em Havana, capital de Cuba, milhares de pessoas reuniram-se nas ruas contabilizando dezenas de sindicatos trabalhistas, toda a população e importantes membros de governos estrangeiros, que também aproveitam a data para louvar a revolução de 1959 que consolidou o equilíbrio social do país. A comitiva macaense tem sua chegada programada para segunda-feira (4) em Macaé.