Riverton fortalece parceria com Sérgio Cabral

08/06/2009 17:20:41 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Prefeito comenta com governador que expectativa é inaugurar Hospital de Emergências Pediátricas em outubro

RIO - Os chefes dos Executivos de Macaé, Riverton Mussi, e do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral mostraram nesta segunda-feira (8) que a força político-administrativa das duas esferas de poder reflete em benefícios para a população a curto prazo. Em encontro no Baile da Terceira Idade, conhecido como Arraiá da Melhor Idade, no Ginásio do Maracanãzinho, o prefeito e o governador reforçaram a parceria em projetos estruturantes de logística, saúde e segurança.

No encontro entre os dois, acompanhado pela primeira-dama do município, Márcia Moraes, o prefeito comentou a expectativa para o recapeamento asfáltico das RJs-162 e 168: as estradas que ligam Macaé aos distritos da Região Serrana. A obra tem base o convênio firmado entre estado e prefeitura e a licitação está marcada para a terça-feira (16) da próxima semana.

- Toda a região serrana será beneficiada com as obras, que vai facilitar o tráfego, o escoamento da produção e permitir que os moradores que trabalham no Centro tenham maior agilidade para chegar às suas residências – pontuou o prefeito, acrescentando que a estrada terá acostamento e ciclovia ligando Córrego do Ouro a Trapiche.

Nas rodovias RJ-168 e RJ-162, o investimento será de R$ 1,5 milhão por parte da prefeitura e de R$ 33 milhões por parte do estado. O projeto foi ampliado para ser construída a ciclovia. Na RJ-168, o recapeamento com acostamento vai abranger do Trevo dos Dezessete até o Parque Atalaia e na RJ-162 do Parque Atalaia até Glicério

DELEGACIA - Riverton e Cabral também conversaram sobre a próxima obra que será inaugurada em conjunto pelas duas esferas de governo: a Delegacia Legal. “A delegacia é um exemplo da parceria que temos com Macaé. Vamos inaugurar juntos esta obra, construída pela prefeitura e que será custeada pelo Estado”, ressaltou o governador.

A implantação da Delegacia Legal – em fase final de construção - foi um pedido do prefeito Riverton ao governador para melhorar a segurança na cidade, incrementando o trabalho da Polícia Civil. A Delegacia Legal fica localizada na esquina da Avenida Presidente Sodré, no Centro, em frente ao Mercado de Peixes, em uma área desapropriada pela prefeitura.

A prefeitura custeia toda a construção do prédio da Delegacia Legal e o governo do estado vai entrar com os recursos humanos. O prédio foi construído em dois andares, toda estrutura metálica recebeu tratamento anticorrosão, foram construídas uma cisterna, com capacidade de 10 mil litros, e uma grande caixa d’água, de cinco mil litros.

Prefeito destaca projetos na saúde e no abastecimento de água

O prefeito Riverton Mussi pontuou que a parceria com Sérgio Cabral propicia diversas melhorias para a cidade, como a cessão do prédio para o Hospital de Emergências Pediátricas, que será inaugurado em outubro; a obra da ampliação do abastecimento de água, que está na segunda fase. Além disso, convênio assinado entre Riverton e Cabral garante à prefeitura de Macaé a emissão de licença ambiental para empreendimentos de pequeno e médio porte. Todos os licenciamentos que não precisem de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIARIMA) são emitidos, com o convênio, pela prefeitura de Macaé.

UPA e duplicação da ponte da Barra estão sendo negociados

A duplicação da Ponte Ivan Mundim, na Barra de Macaé e a implantação de uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) no bairro Lagomar são outros assuntos que estão sendo conversados entre o prefeito e o governador. “A duplicação da ponte da Barra é fundamental para o anel viário e a agilidade do tráfego de um lado a outro no município. Fizemos uma reunião com o governador na semana passada sobre o assunto e nossa expectativa é dar andamento ao projeto”, informou o prefeito.

A implantação da UPA no Lagomar foi confirmada pelo governador. “Agora é uma questão de avaliar a questão orçamentária, mas o prefeito se ofereceu para ser parceiro como está sendo com a Delegacia Legal. Então a UPA vai ser implantada, é uma questão de alguns meses”, disse Cabral.

Para o prefeito, a melhoria da rede de saúde, principalmente na atenção básica, dá mais conforto para o cidadão. “Por ser muito populoso, o bairro Lagomar deve ter um atendimento expressivo de saúde. Nossa proposta é que a prefeitura assuma a construção da UPA e o estado, o custeio”, ressaltou Riverton.