Riverton inaugura Central do Trabalhador de Macaé

23/07/2009 18:52:38 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Prefeito destaca que CTM, Prodesmar e Cidade Universitária contribuem para a qualificação profissional

Intermediar a relação entre trabalhador e empresa. Esse é o objetivo da Central do Trabalhador de Macaé (CTM), inaugurada pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB), na tarde desta quinta-feira (23), na Rua Doutor Télio Barreto, no Centro. Com média de 300 candidatos atendidos diariamente, a unidade também disponibiliza, em parceria com o Governo do Estado, emissão de carteira de trabalho, seguro desemprego, além dos serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

A CTM, que cadastrou de 2005 - quando ainda era chamada de Central de Atendimento Especializado ao Trabalhador (Caet) – até 2009, 1,3 mil empresas, faz parte da subsecretaria de Trabalho e Renda e também oferece orientação e qualificação profissional.

- Desde que assumimos a prefeitura, em 2005, tivemos preocupação em investir na qualificação da mão-de-obra, uma ferramenta para inserir o cidadão no mercado de trabalho. A CTM vai contribuir para a capacitação profissional, além de encaminhar o trabalhador para as vagas de emprego – afirmou o prefeito, lembrando que os cursos do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar) – convênio firmado entre a Petrobras, prefeitura e governo do estado – também contribui para a qualificação. Até agora, 3.420 pessoas foram diplomadas com os cursos.

Riverton analisou que com o desenvolvimento econômico de Macaé nos últimos anos, impulsionado pelo arranjo produtivo do petróleo e gás, a migração cresceu de forma expressiva na cidade, inclusive de trabalhadores sem a qualificação exigida para o mercado petrolífero. De acordo com o prefeito, hoje, o governo municipal tem que atender uma demanda social crescente para acolher essa população, que no passado, a cidade não se preparou para receber. Ele citou que a demanda também passa pela diminuição do déficit habitacional.

- Com a entrega de 496 apartamentos do Programa de Arrendamento Residencial no Novo Cavaleiros, chegamos à marca de 1.152 casas e apartamentos já entregues pela prefeitura desde 2005. Outra ação, já consolidada, foi assinar o convênio do ‘Minha Casa, Minha Vida’, com o governo federal, que inclui parceria para a construção de 1,1 mil unidades habitacionais para o servidor público - disse.

Riverton lembrou que a Política de Habitação de Interesse Social da prefeitura de Macaé inclui também a região serrana. “No Trapiche, vamos instalar a fábrica de tijolos, que vai contribuir para a construção de casas populares na serra”, acrescentou.

‘Trabalhamos para implantar a Universidade Federal de Macaé’, afirma Riverton

Dentro do objetivo de preparar o morador de Macaé para o mercado de trabalho, Riverton destacou que a Cidade Universitária, inaugurada em 2007, contribui para o objetivo de transformar a região em um grande pólo universitário. “Teremos a primeira turma de Medicina da UFRJ em Macaé e amanhã (sexta) vamos assinar o protocolo de intenções com a UFRJ e o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia, o IMMT”, salientou.

O prefeito informou, também na inauguração da CTM, que trabalha para a implantação da Universidade Federal de Macaé – os passos iniciais foram dados, com a Universidade Federal Fluminense (UFF) na cidade, além da UFRJ. A implantação a partir da reforma administrativa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que engloba as subsecretarias de Indústria e Comércio; Trabalho e Renda; Pesca; Agricultura e Abastecimento e o Fundo de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) – também foi citada pelo prefeito.

Zezinho Crespo é o autor da indicação do CTM

Durante a inauguração da Central, o vereador Zezinho Crespo – autor da indicação da CTM - representou a Câmara e destacou que a proposta da implantação de uma unidade exclusiva para o atendimento ao trabalhador é antiga. “Riverton regulamentou em 2005 a secretaria de Trabalho e Renda, que presta relevantes serviços para a comunidade. Lutamos para diminuir as desigualdades sociais e o emprego é a uma das ferramentas”, observou.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Atilano Rocha, classificou em seu discurso Macaé como uma “locomotiva permanente de crescimento”. “O emprego formal de carteira assinada em Macaé é um dos maiores do país, poucos municípios têm a pujança econômica da cidade”, citou.

Segundo o superintendente de Atendimento ao Trabalhador do governo do estado, Newton Parahyba, a parceira entre estado e prefeitura vai garantir na CTM os serviços do Sine, que funciona como uma agência de emprego pública, além da emissão da carteira de trabalho e o seguro desemprego.

O subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo, comentou que a CTM, onde também funciona a subsecretaria, possui equipe multidisciplinar para atender ao trabalhador. “Disponibilizamos auditório com cem lugares para empresas usarem para palestras e cursos e quatro salas para capacitação”, explicou.

A reconstrução do mercado municipal foi citada no discurso do secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos. “Vamos iniciar a sonhada obra, implantando um mercado modelo. Já a CTM será uma ferramenta de grande necessidade, não apenas para encaminhar o trabalhador para o emprego, mas para a qualificação”, frisou.