Riverton sanciona lei que beneficia enfermeiros

20/01/2009 17:06:58 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Divulgação

Investimento em saúde e ampliação da rede municipal são metas do governo Riverton

Enfermeiros de Macaé receberam nesta terça-feira (20) uma novidade que a categoria reivindicava há muito tempo. O prefeito Riverton Mussi sancionou a Lei 3.154, que obriga os postos de urgência 24 horas a disponibilizarem local adequado para repouso da enfermagem. Com isso, os enfermeiros de plantão têm a garantia de um local específico para descansar, quando houver tempo para isso.

- Reconhecemos a importância dos enfermeiros para a excelência do atendimento na rede municipal de saúde em atividades de proteção, prevenção e recuperação da saúde, destacou o prefeito. Na lei, consta que o local não poderá ser inferior a nove metros quadrados e deverá ter um banheiro de uso exclusivo para enfermagem, além de instalações com mobiliário de dormitório.

Os estabelecimentos terão 90 dias para se adaptarem e a prefeitura não autorizará o funcionamento de novas unidades de saúde sem o atendimento desta legislação. De acordo com o coordenador geral de enfermagem da rede municipal de saúde e do Hospital Público Municipal (HPM), Ivanildo Drummond, a lei é uma reivindicação antiga de toda a classe.

- O prefeito Riverton nos atendeu e o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, teve grande papel nesta questão, quando ainda era vereador – comentou Ivanildo, comemorando a novidade. Segundo ele, muitas vezes o enfermeiro fazia plantão 24 horas sem um local para descansar. “Nem sempre o plantonista enfermeiro pode repousar devido ao movimento, mas quando pode, terá um local específico”, comentou.

Ivanildo ressaltou que ao longo do primeiro mandato do prefeito Riverton, unidades de saúde 24 horas como os pronto-socorros Municipal, do Aeroporto, Pediátrico, além do HPM, tiveram o local para repouso instalado. “Mas a lei é fundamental para garantir de vez para os enfermeiros o local de descanso”, pontuou.