RJ-106: prefeitura vai construir três trevos de acesso aos bairros

05/04/2009 21:03:36 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Robson Maia

Prefeito anunciou as obras durante inauguração da nova praça do Mirante

Apesar de ter sido adiado o início das obras de duplicação da RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) por conta da queda da arrecadação dos royalties, a estrada vai receber obras da prefeitura. O prefeito Riverton Mussi anunciou a construção de três trevos ao longo da rodovia e de obras de recapeamento asfáltico e de recuperação de trechos do acostamento. A novidade foi anunciada neste domingo (5) durante a inauguração da eco-praça Benedito Ramos de Souza, no bairro Mirante da Lagoa.

- A duplicação da RJ-106 será feita em parceria da prefeitura, do Governo do Estado e da Petrobras. Apesar de ser uma estrada estadual, será a prefeitura que vai arcar com a maior parte dos recursos necessários para a obra – R$ 20 milhões, de um total de R$ 27 milhões. Mas sabemos do estado crítico da rodovia, e não poderíamos ficar parados, disse Riverton.

De acordo com ele, ao longo do trecho que corta Macaé até a Praia dos Cavaleiros, serão construídos três trevos de acesso, facilitando a vida de moradores e motoristas e reduzindo o risco de acidentes. Os trevos setrã construídos nas estradas dos bairros São Marcos, Mirante da Lagoa e em frente à Escola Técnica (Cefet-Uned). Além disso, o trecho vai receber recapeamento, iluminação e reforma no acostamento.

Outra novidade anunciada pelo prefeito foi os estudos iniciais para a implantação do projeto de coleta seletiva de lixo, que está sendo desenvolvido pelas secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente – o Mirante da Lagoa será o bairro-piloto do projeto. Ainda sobre a questão ambiental, o prefeito lembrou que até o final do ano, 60% do esgoto in natura que hoje é jogado na Lagoa de Imboassica estará tratado.

- As obras da Estação de Tratamento de Esgoto do Mutum estão em andamento. Com o seu funcionamento, a qualidade da água da Lagoa vai melhorar muito, pois será tratado o esgoto dos bairros Mirante, SDão Marcos, Mutum, Vivendas da Lagoa e Morada das Garças. Também já estamos iniciando o projeto de melhorias no canal extravasor, evitando assim alagamentos. Nossa meta para os próximos quatro anos é recuperar por completo a nossa Lagoa, um de nossos mais belos patrimônios naturais, afirmou o prefeito.