Roda Viva da Cultura foi sucesso na Barra

28/04/2008 14:34:18 - Jornalista: Andréa Lisbôa

O Roda Viva da Cultura, com o grupo Sem Limite, lotou a Praça dos Navegantes, na Barra de Macaé, a partir das 18h deste domingo (27). As famílias que se reuniram para assistir o bom samba do grupo elogiaram a iniciativa da Prefeitura de Macaé, por meio da Fundação Macaé de Cultura.

O próximo Roda Viva da Cultura acontecerá no sábado, 10 de maio, a partir das 18h, na Praça Principal do Visconde de Araújo. A atração será o grupo de lambaeróbica da Escola de Dança Âmbar, que além de apresentação, realizará uma oficina cultural.

O Roda Viva da Cultura, desde novembro do ano passado, percorre espaços públicos dos bairros de Macaé fomentando a cultura da cidade, com atrações para todos os gostos e idades. As edições de 2008 são quinzenais e todas as atividades têm entrada franca. O objetivo do projeto é a descentralização e a democratização da cultura. A programação do Roda Viva da Cultura pode ser consultada no site: www.culturamacae.com.br

A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria, reafirmou a importância de se levar lazer e cultura às comunidades do município. “É uma forma de integração, de inclusão social e dessa forma preenchemos uma lacuna do segmento”, disse.

Além do público em geral, a iniciativa agradou aos comerciantes das proximidades da praça. Proprietária do quiosque da praça há 4 anos, Nicéia Ribeiro de Souza, ressaltou a importância de eventos no bairro para estimular os comércios ligados ao lazer. “Nós precisamos de atividades assim e achei o grupo ótimo”, completou.

A moradora da Barra, Meriele Rosa Beraldi, 26 anos, estava no evento com amigas e o filho Alessandro de 8 anos. “Maravilhoso. Poderia ter sempre.”, solicitou. Também o fiscal de transportes, Amarildo Meirelles, 43, que estava acompanhado da mulher e duas filhas, concordou que o Roda Viva é uma ótima opção de lazer para toda a família. O montador de móveis, Daniel Pereira, 22, era um dos muitos jovens presentes. “Gosto muito do estilo do grupo. Achei o show muito bom e também o ambiente”, observou.

Criado há 10 anos, o grupo Sem Limite já é consagrado em Macaé e atua em importantes espaços do samba no Rio de Janeiro, como o bairro da Lapa. Fundado no Bairro Aroeira, o grupo é formado por músicos macaenses, em sua maioria. O público aprovou o repertório, influenciado por Cartola, Fundo de Quintal, Exalta Samba, Leci Brandão e Beth Carvalho e que inclui composições próprias.