Roda Viva da Cultura sobe a serra neste sábado

11/04/2008 14:36:11 - Jornalista: Andréa Lisbôa

O Roda Viva da Cultura, neste sábado (12), subirá a serra. O projeto da Prefeitura de Macaé, por meio da Fundação Macaé de Cultura (FMC), apresentará, às 15h, na Casa de Cultura Emílio Gato, no Sana, o espetáculo infantil João e Maria. A montagem, com entrada franca, é de um grupo macaense formado pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes-Emarte.

Léia Soares, Anelise Tietz e Gabrielli Leite além de atuarem, assinam a direção coletiva do espetáculo. O grupo, que idealizou e confeccionou os figurinos e cenário, utiliza instrumentos de percussão e canto para aguçar o imaginário infantil na mistura de duas marcantes histórias infantis: João e Maria e Velha Infância.

As atrizes concluíram o Curso Técnico Profissionalizante da Emarte em dezembro do ano passado. Gabrielli, que fez a adaptação dos textos, este ano já participou com Léia do esquete “Fragmento do Discurso de Luter King” durante o projeto Quartas Culturais da escola e ensaia outra participação no próximo mês. Gabrielli está em seu segundo trabalho independente. O primeiro foi o esquete “Entre Amigas” produzindo para o Festival de Teatro de Cabo Frio. “Nós avançamos um bom caminho com esses projetos que abrem espaço para os produtores locais”, considera.

A coordenadora do curso, Cássia Gomes, acompanha o trabalho do elenco e considera Gabrielli uma referência para a classe. “Tem muita gente boa saindo da escola. Para o ator, não há coisa melhor que estar em um espaço que tenha público e mostrar o seu trabalho. Poder dizer: eu faço teatro”, ressalta a professora.

Para Cássia, projetos como o Roda Viva da Cultura são importante iniciativa. “Não dá para abrir mão do estado como empregador na cultura”, considera. Ela enfatiza que, apesar de estar voltada para a formação de atores, a escola de artes precisa fomentar a formação de grupos para realmente proporcionar a profissionalização e completa: “A escola gera cidadania”.

O Roda Viva da Cultura, ainda no dia 27 deste mês, estará na Praça dos Navegantes, no bairro Barra de Macaé, a partir das 18h, apresentando o grupo Sem Limite, com entrada franca. O último evento aconteceu na Praça Veríssimo de Mello, no Centro da Cidade, dia 19, com apresentação e oficina de dança de rua do professor Gabiru da Escola Âmbar, duelo de B.boys, oficina de desenho, com o artista grafiteiro Muk e Show da Banda C4, do vocalista Jones Rodrigues, e agitou a praça com ótimo público e participações nas oficinas.