Rodeio lota arena montada na Expo Macaé

27/07/2014 12:41:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Na categoria feminina, amazonas montaram em cavalos quarto de milha

 O rodeio foi uma das atrações na noite de sábado (26) da XXXV Exposição Agropecuária, em comemoração aos 201 anos de Macaé, realizada no Parque de Exposição Latiff Mussi até segunda-feira (29). A Companhia de Rodeio Tony Nascimento organizou o evento, etapa da Copa Tony Nascimento de Rodeio. Vinte e um peões – 15 em touros e seis em cavalos - participaram da competição, que lotou a arena montada no parque, com capacidade para 8.500 pessoas.

 O entretenimento começou com a prova dos Três Tambores, categoria feminina com 12 amazonas que montaram em cavalos quarto de milha. O organizador, Tony Nascimento, destacou que a competição marca a presença da mulher nas arenas do rodeio.

- Na prova de touros e cavalos são avaliados o competidor e o animal, por isso é feito um sorteio antes das apresentações para definir a dupla -, disse Tony, acrescentando que os competidores são de oito estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Paraná e Pernambuco.

Quanto maior a dificuldade do animal para o competidor ficar montado os oito segundos, maior é a nota do conjunto. No touro, são observadas a força, a velocidade do pulo e a altura do coice. Já no competidor é analisada a técnica.

Macaé sempre participa da Copa Tony Nascimento de Rodeios com diversas atrações na arena, entre elas, palhaços comediantes e cavalos dançarinos. No intervalo das competições foi promovida uma apresentação que divertiu o público, além do adestramento clássico com o cavalo Mandarim – ganhador de concursos mundiais - feito pela amazona Lilian Carla, primeira e única adestradora de rédeas longas do Brasil.

O mecânico José Jorge Moraes, 35 anos, morador do Aeroporto, afirmou que o rodeio foi a atração que mais chamou sua atenção no segundo dia da Exposição Agropecuária. “Fiquei admirado com as apresentações e vou voltar”, disse.

O rodeio continua na arena montada no Parque de Exposições até segunda-feira (28). A prefeitura fornece toda a estrutura para a festa.


Fotos Relacionadas