Roteiro Histórico leva visitantes ao Parque Atalaia no domingo

24/04/2015 15:07:00 - Jornalista: Marilene Carvalho - Assessoria Fundação Macaé de C

Foto: Bruno Campos

A visita ao Parque Atalaia permite o contato com uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intacta no Estado

O projeto Lugar de Memória, da Fundação Macaé de Cultura, levará um grupo de visitantes neste domingo (26) ao Parque Municipal Fazenda Atalaia, uma Unidade de Conservação de Proteção Integral (UC), localizada a 27 quilômetros do Centro da cidade. As inscrições podem ser feitas no horário e local de saída do ônibus, programado para às 8h, em frente ao Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé. São reservadas 40 vagas para quem quiser participar. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Acervo e Patrimônio Histórico em parceria com a Fundação Municipal de Esporte e Turismo (Fesportur). O passeio, gratuito, é feito sempre no último domingo do mês e já levou mais de 600 visitantes aos diversos pontos históricos do município.

O Parque Municipal Fazenda Atalaia é dotado de atrativos naturais como rios, cachoeiras, piscinas naturais, paisagens e vistas panorâmicas, além da fauna e da flora. Sua localização fica na área da antiga Fazenda Atalaia e já foi usado como o primeiro manancial de abastecimento da cidade com água potável. Possui 235 hectares - 75% de mata fechada -, e seu entorno é constituído por ilhas de floresta preservada. O Atalaia é um dos maiores remanescentes florestais da serra macaense, sendo considerado santuário ecológico e uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intacta no Estado do Rio de Janeiro.

O agendamento antecipado para embarcar no roteiro histórico do Projeto Lugares de Memória deve ser feito no Solar dos Mellos pessoalmente ou pelos telefones (22) 2759-5049 e 2763-2396. É solicitado aos visitantes informar nome completo, RG, telefone e e-mail de contato. É recomendado o uso de roupas e calçados confortáveis, e que se leve água e lanche. O Museu da Cidade de Macaé fica na Rua Conde de Araruama, 248.


Fotos Relacionadas