“Sábado com Mais Saúde” movimenta Dona Alba e ESFs de bairros e região serrana

06/04/2024 16:51:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Dona Alba, região serrana e outras unidades receberam programação

O "Sábado com Mais Saúde" movimentou as unidades ESF Visconde, ESF Campo do Oeste, UBS Novo Horizonte, ESF Praia Campista, UBS Novo Cavaleiros e ESF Imboassica, além das localizadas nas regiões 6 e 7, que abrangem a Serra, respectivamente, nas ESF Córrego do Ouro, ESF Frade, ESF Glicério e ESF Trapiche, além de ESF Areia Branca, ESF Bicuda Grande, ESF Bicuda Pequena e ESF Sana. Foram disponibilizados serviços como atualização da carteira vacinal. Além da atualização da vacinação, também foram promovidos coleta de preventivo, orientações sobre combate e prevenção da dengue, atividades coletivas sobre saúde, teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e coleta de preventivo.

Neste mesmo sábado (6), o Centro de Especialidades Dona Alba vai realizou mais um mutirão para consultas de cardiologia aos pacientes devidamente cadastrados e chamados pela equipe de Regulação, Controle e Avaliação.Antes da consulta os pacientes passam por uma triagem no próprio espaço.

De acordo com a Secretária Adjunta de Atenção Básica, Natália Pires Antunes desde que foi iniciado as consultas foram registradas como positivas. “Já aceleremos mais de 80% da fila de espera. Vamos avaliar o atendimento, para que no próximo sábado (13) seja oferecida a mesma especialidade. Também está sendo estudado o oferecimento de exames de imagem como ultrassonografia de abdome total, mamografia e transvaginal e a previsão é atendimento seja ampliado nos próximos meses para consultas das especialidades de oftalmologia”, ressaltou.

O "Sábado com Mais Saúde" tem a proposta de reduzir ou zerar as filas desses pacientes, que são encaminhados por outras unidades de saúde e se encontram na fila de espera. O atendimento é alvo de elogios de pacientes que fazem tratamento cardíaco. O senhor Moacir da Silva de 80 anos é um deles. “ Moro na Bicuda, e depois que tive um infarto em 2021 fiz questão de me cuidar e buscar atendimento. Esse mutirão é importante”, contou acompanhado das filhas Creuza e Aída.

Da mesma opinião é a aposentada Mirian Vasconcelos Raimundo. Moradora do Jardim Franco e usuária da ESF Barreto ela disse que ficou feliz com a convocação. “ O mutirão pode salvar vidas. Estou gostando. Para quem trabalha na semana, o sábado é um bom dia de atendimento”, lembrou.Vale lembrar que em Macaé o projeto foi iniciado no dia 24 de fevereiro nas unidades de Estratégia Saúde da Família da Ajuda, do Aterrado, do Bosque Azul e a Unidade Básica de Saúde do Imburo.

Local - A ESF Visconde foi movimentada por atividades diversas como; Atualização de caderneta vacinal de rotina e vacinação da campanha de Influenza, coleta de preventivo , alongamento, atendimento a grupos de atividade coletiva de temas diversos na sala de espera, prevenção à Dengue com distribuição de folderes pelos agentes de combate à endemia. A nutricionista Juliana Vale ministrou palestra sobre o tema “ Alimentação saudável”. O foco foi a prevenção de diabetes, hipertensão e dislipidemia (colesterol alto).

De acordo com a enfermeira e gerente da ESF, Mariana da Silva Açucena Carvalho,, unidade conta com 5 mil usuários cadastrados, sendo que o “ Sábado com mais Saúde” é um sucesso. “ Muitos moradores do bairro e adjacências aparecem para atendimento e tirar dúvidas. O dia está sendo muito importante para a comunidade”, pontuou.