'Sábado com Mais Saúde' prossegue no fim de semana

04/04/2024 11:34:00 - Jornalista: Joice Trindade

Confira a lista de unidades de saúde abertas durante a manhã de sábado para diversos serviços

O "Sábado com Mais Saúde" prossegue neste sábado, 6 de abril, no Centro de Especialidades Dona Alba, e junto aos moradores da região 5 atendidos pelas unidades ESF Visconde, ESF Campo do Oeste, UBS Novo Horizonte, ESF Praia Campista, UBS Novo Cavaleiros e ESF Imboassica e nas regiões 6 e 7, que abrangem a Serra, respectivamente, nas ESF Córrego do Ouro, ESF Frade, ESF Glicério e ESF Trapiche, além de ESF Areia Branca, ESF Bicuda Grande, ESF Bicuda Pequena e ESF Sana. A abertura dos postos de saúde em diferentes regiões da cidade será das 8h às 12h.

Na programação serão oferecidos serviços como atualização da carteira vacinal. Além da atualização da vacinação, são realizadas coleta de preventivo, orientações sobre combate e prevenção da dengue, atividades coletivas sobre saúde, teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e coleta de preventivo.

Além disso, o Centro de Especialidades Dona Alba vai realizar mutirão para consultas de cardiologia aos pacientes devidamente cadastrados e chamados pela equipe de Regulação, Controle e Avaliação. O "Sábado com Mais Saúde" pretende reduzir ou zerar as filas desses pacientes, que são encaminhados por outras unidades de saúde e se encontram na fila de espera. Para o atendimento, devem apresentar documento com foto e Cartão SUS.

A Secretária Adjunta de Atenção Básica, Natália Pires Antunes, esclareceu que a previsão é que o atendimento seja ampliado nos próximos meses para consultas das especialidades de otorrinolaringologia e oftalmologia, além de exames de imagem como ultrassonografia de abdome total, mamografia e transvaginal.

Em Macaé o projeto foi iniciado no dia 24 de fevereiro nas unidades de Estratégia Saúde da Família da Ajuda, do Aterrado, do Bosque Azul e a Unidade Básica de Saúde do Imburo, que oportunizaram orientações de combate ao Aedes aegypti e atualização da carteira vacinal, garantindo a imunização de crianças e grupos específicos contra doenças como sarampo, rubéola, difteria, tétano e meningite, influenza, febre amarela, entre outras.