Sábado histórico para o Macaé Esporte

05/04/2008 20:25:19 - Jornalista: Tiago Ferreira

O Macaé Esporte está classificado para o Campeonato Brasileiro da Série C. Jogando no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, na tarde deste sábado (05), o alvianil derrotou o Americano por 2 a 0 e terminou o Carioca com 21 pontos, dividindo a sétima posição com a Cabofriense, também com vaga garantida na Série C por ter sido vice-campeã da Copa Rio de 2007.

Além disso, o Macaé Esporte encerrou a participação na elite vencendo todos as suas cinco partidas no Moacyrzão: 1 x 0 América, 2 x 0 Duque de Caxias, 4 x 0 Mesquita, 3 x 1 Friburguense e 2 x 0 Americano. Em casa, o time marcou 12 gols e sofreu apenas um. No geral, foram seis vitórias, três empates e seis derrotas, com 20 gols marcados e 21 sofridos.

- Fizemos uma campanha espetacular para um clube que está estreando na Primeira Divisão. Mantivemos o Macaé na elite e conseguimos a vaga para o Brasileiro. Estão todos de parabéns e a partir da próxima semana vamos sentar com a diretoria e iniciar o planejamento visando a Copa Rio - disse o técnico Tita, que está há nove meses no comando do Macaé.

O jogo

Mesmo dependendo apenas de suas forças, o alvianil começou o jogo demonstrando muita ansiedade e, com isso, errando muitos passes. Aliás, a etapa inicial foi marcada por contusões e os dois treinadores foram obrigados a “queimar” duas mudanças. No Macaé Esporte, Tita substituiu Marcinho por Wallacer, aos 13min, e Jones por Geraldo aos 19min. Já no Americano, Toninho Andrade sacou Maxwell e pôs Márcio Coutinho, aos 9min, além de Nirley no lugar de Juninho aos 23min, para recompor seu sistema defensivo após a expulsão do zagueiro Ciro, aos 21min.

O futebol só apareceu mesmo a partir dos 34min. E quem levou perigo primeiro foram os visitantes com Cafu, que recebeu livre na direita e chutou cruzado para boa defesa de Cássio. O Macaé respondeu aos 38min com Bruno Mezenga, que teve a chance de marcar de cabeça após cruzamento de Mário César. Aos 43min, o alvianil levou perigo com Jones, também de cabeça, em cruzamento de Zada da direita. Foi o último lance de emoção do primeiro tempo, que terminou sem gols.

Porém, na etapa final, o Macaé Esporte voltou com outra postura e abriu o placar aos 15min. Jones foi derrubado na área pelo zagueiro Gil e o árbitro marcou a penalidade. O atacante cobrou com categoria para fazer 1 a 0 e se isolar na artilharia do alvianil no Carioca, com seis gols. E o segundo da equipe não demorou a sair. Aos 20min, Zada arriscou da entrada da área, a bola desviou em Bruno Mezenga e enganou o goleiro Jéferson, que ficou “vendido” no lance. O juiz deu o gol para Zada. Final: Macaé 2 x 0 Americano.

>> Juniores: E o time de juniores do Macaé Esporte também fez história no Carioca. Os comandados do técnico Carlinhos Ganjão estão classificados para a semifinal da Taça Rio. Os macaenses venceram o Americano também por 2 a 0, com dois gols de Jhonatan, e chegaram aos 15 pontos no Grupo A. O alvianil foi beneficiado ainda com o tropeço do Fluminense (0 a 0 com o Madureira). O Tricolor das Laranjeiras ficou com 14 pontos. Na semifinal, o Macaé enfrenta o Vasco, primeiro colocado do Grupo B. O jogo deverá ser realizado no próximo sábado (12), no Maracanã.

FICHA TÉCNICA
MACAÉ 2 X 0 AMERICANO
Árbitro: Pathrice Wallace Corrêa Maia
Auxiliares: Lennart da Silva Novaes Neto e Fernanda Lisboa da Silva
Cartões amarelos: André e Bruno Mezenga (MAC); Jéferson, Ciro, Leandro Leite e Silvan (AME)
Cartão vermelho: Ciro (AME)
>> Macaé: Cássio; Mário César, André, Otávio e Andrezinho; Steve, Zada, Wallacer (Marcinho) e Bill; Geraldo (Jones) e Bruno Mezenga (Tiano). Técnico: Tita.
>> Americano: Jéferson; Gil, Ciro e Anderson; Cafu, Leandro Leite, Silvan (Gerson), Rondinelli e Maxwell (Márcio Coutinho); Juninho (Nirley) e Café. Técnico: Toninho Andrade.