Saeb é aplicada até dia 10

29/11/2021 17:14:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Avaliação contará com a participação de cerca de 6 mil estudantes

Prossegue até o dia 10 de dezembro (sexta-feira) a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2021) para alunos do 5º ano, 9º ano e da 3ª série do Ensino Médio, conforme os protocolos sanitários. Um total de 54 unidades participam da prova que visa abranger 5.853 estudantes. O Saeb permite que as unidades municipais avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes.

Para a aplicação da prova, as escolas se mobilizaram na sensibilização da comunidade escolar como sorteio de brindes, lanches especiais, rodas de conversa, campanhas virtuais, aula de relaxamento e uma programação diversificada de boas-vindas aos participantes. A prova está movimentando os espaços escolares. É o caso da Escola Municipal Paulo Freire (Lagomar) que nesta segunda-feira (29) promoveu café da manhã especial, aula de alongamento e sorteio de bicicleta e tablet.

Entre os alunos estavam Franciele de Souza, Rebecca Trindade e Mirela Pereira, que gostaram dos simulados e fizeram questão de fazer selfies na frente do painel do Saeb montado na unidade. “Estamos ansiosas. Gostamos de Português. Queremos acertar, tirar boas notas. O Saeb é importante”, contaram.

Conduzidos pela diretora geral, Simone Carvalho, e toda equipe gestora, os estudantes também ouviram orientações sobre a prova, se reuniram em atividades de relaxamento e café da manhã especial. "Estamos com muitas expectativas, a maior parte dos alunos que estudam no remoto confirmaram presença para o Saeb. Parabenizo a todos, principalmente os professores pela dedicação junto a comunidade escolar, através de grupos de WhatsApp”, comenta Simone.

Já as alunas Amanda Lima, Ana Oliveira, Ketelen Nascimento, Isabela Ribeiro e Júlia do Prado admitiram que o Saeb é motivo de frio na barriga e expectativa. “Ainda estamos na pandemia. Queremos saber como está nosso conhecimento para vermos se estamos no caminho certo”, observaram.

A aplicação segue nesta terça-feira (30), nas unidades Joffre Frossard, Colégio Aplicação, Neusa Goulart Brizola e Almir Francisco Lapa. Já na sexta-feira (3), será a vez das unidades municipais Sana e Ciep Leonel de Moura Brizola. Para o “Saeb”, algumas escolas realizaram avaliações internas, sensibilização dos pais e responsáveis através de reuniões e informes em redes sociais das escolas, além de trabalho de busca dos alunos que estudam no ensino remoto para reafirmar a importância do Saeb. Outras atividades são o lançamento do concurso de slogan “Seja um aluno Top 21", intervenções especiais quanto aos conteúdos e aplicação de testes externos.

A Secretaria de Educação, por meio do Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM), disponibilizou o projeto de reforço escolar a partir dos descritores Saeb, no período de setembro a novembro, com estratégias específicas. Vale lembrar, que a finalidade é alcançar a taxa de participação de, pelo menos, 80% dos estudantes matriculados na etapa de ensino avaliada, conforme dados declarados pela escola ao Censo da Educação Básica-2021.


Fotos Relacionadas