Sambando investe na harmonia da comunidade do Sana

22/02/2009 10:16:51 - Jornalista: José Vieira

Foto: Divulgação

Bonecos homenagearam personalidades do distrito

Sana - Com o enredo “De matuto a maluco todos somos iguais - o samba unindo a comunidade” o Bloco Carnavalesco de Enredo Sambando, desmistifica o conflito cultural do distrito da região serrana. O enredo mostrou que os filhos gerados, sejam eles de urbano com urbano, de urbano com nativo ou de nativo com nativo, são hoje, todos, filhos do Sana. Propondo união e paz, o bloco - que desfilou neste sábado de Carnaval e que cresce a cada ano - arrastou atrás de si uma multidão de turistas e moradores, numa espontânea interação de resgate à tradição festeira do Carnaval serrano.

Com alegria e com a participação maciça das crianças da comunidade, o Bloco Sambando desfilou com absoluto sucesso pelo quinto ano. Cada vez mais organizado, com belíssimas fantasias, homenageou este ano com bonecos de três metros de altura quatro expoentes da comunidade: Fernanda e Jamil representaram os “malucos” e D. Honorina e Jorge de Jesus, os “matutos”.

Os carnavalescos Elysio e Taísa prepararam um desfile perfeito. Aberto pela ala das bananeiras, cultura da região e seguido pela ala das crianças, homenagem eterna do bloco ao seu fundador Kaki. Depois veio o carro abre-alas Forró do Jamil com uma ala de casais de latovela dançando forró. O mestre-sala e porta-bandeira trouxeram a bateria nota dez, com a rainha à frente, todos na vibração dos puxadores Tureko, Rômulo e Sabá e os cavacos de Wagão e Léo.

A multidão seguiu atrás sambando e cantando junto o samba enredo. Com fantasias e carro alegórico garimpados no lixo das grandes escolas do Rio de Janeiro, o bloco sempre trabalhou com material reciclado e com responsabilidade ambiental.

Formado pela comunidade, o bloco tem a base formada pelos alunos e professores do Sambando, Núcleo de Percussão do Sana, projeto sócio-cultural que tem como objetivo educar crianças e jovens da comunidade através da música. Este ano os ritmos estudados foram o Afoxé e Samba Reggae. O Núcleo de Percussão faz parte do Art Luz, projeto da prefeitura de Macaé. O bloco de Enredo contou este ano com os apoios da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam) e da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.